México: capotamento de caminhão que levava 180 migrantes ilegais

Fonte: Wikinotícias

11 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um acidente de trânsito ocorreu no estado mexicano de Chiapas quando um caminhão que contrabandeava mais de 180 migrantes capotou. Pelo menos 54 pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas.

Nos últimos anos, o estado de Chiapas, no sul do México, que faz fronteira com a Guatemala, testemunhou um grande aumento no número de migrantes da América Central que tentam chegar aos Estados Unidos. As autoridades mexicanas rotineiramente encontram migrantes sendo embalados em veículos enquanto são contrabandeados pelo país, incluindo 600 migrantes de 12 países descobertos na traseira de dois caminhões em Veracruz em novembro de 2021.

O caminhão deixou a Guatemala com destino a Veracruz, transportando mais de 150 migrantes em seu contêiner de carga. A maioria dos migrantes são da Guatemala, conforme confirmado pelo embaixador da Guatemala no México, Mario Búcaro. No entanto, Jordán Rodas, principal autoridade de direitos humanos da Guatemala, afirmou que é possível que cerca de 200 migrantes tenham sido embalados no contêiner do veículo.

De acordo com testemunhas e sobreviventes, o caminhão estava viajando em velocidades excessivas e capotou ao fazer uma curva.

Fontes