Médicos fazem no sábado exame para validar diploma obtido no exterior

Fonte: Wikinotícias

16 de novembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Saúde citou nesta quarta-feira (14) que emitirá um edital nos próximos dias para médicos brasileiros que queiram ocupar as 8.332 vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos que fazem parte do programa Mais Médicos.

Em nota divulgada à imprensa, o CFM afirma que o Brasil conta com médicos formados em número suficiente para atender às demandas da população.

As autoridades cubanas afirmaram que seus profissionais deixarão o programa por discordarem de exigências feitas pelo novo governo, como a revalidação dos diplomas.

A decisão de Cuba de deixar o programa Mais Médicos vai prejudicar a economia já instável da ilha. Segundo especialistas Cuba recebe mais de US $ 249,5 milhões por ano por seus médicos que estão no Brasil.

Milhares de médicos cubanos trabalham no exterior sob contrato com as autoridades cubanas. Porém os médicos somente recebem uma pequena parte desse dinheiro, e um número cada vez maior dos que estão no Brasil começou a protestar, com mais de 150 médicos cubanos movendo ações em tribunais brasileiros. Há décadas, artistas e atletas cubanos têm desertado durante viagens ao exterior, e a maioria deles acabava nos EUA.

Fonte