Médicos cubanos voltam a trabalhar em Tocantins, no Brasil, depois de terem sido proibidos

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 23 de abril de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo a Agência Brasil, o governo do estado brasileiro do Tocantins recontratou 35 médicos cubanos ligados ao programa Saúde da Família do grupo de 96 médicos os quais haviam sido dispensados anteriormente por decisão da Justiça Federal. Os médicos recontratados já estão a trabalhar nos pequenos municípios do estado.

Sexta-feira passada, dia 15 de abril, 61 médicos voltaram para Cuba em avião enviado pelo governo cubano. Alguns médicos permaneceram no Brasil porque eles tinham vínculos familiares.

No Brasil, para o exercício da prática de medicina, dos médicos que se formaram no exterior é exigido pela Justiça que se faça um exame para revalidação dos diplomas. Essa medida tem como objetivo garantir o correto atendimento médico aos brasileiros através da averiguação do conhecimento médico adquirido no estrangeiro. Os problemas da saúde no Brasil podem não ser exatamente os mesmos que ocorrem em outros países, e por causa disso, alguns médicos formados no exterior podem não estar preparados para os problemas de saúde dos brasileiros. Algumas doenças tropicais, como por exemplo a dengue, ocorrem bastante no Brasil e não há muitos casos da doença em outros países.

Um acordo entre o Ministério da Educação brasileiro permitia que médicos formados em Cuba pudessem exercer a profissão no Brasil. O Conselho de Medicina protestou e alegou que a decisão era contra a lei, e que os médicos deveriam passar pelo exame de revalidação de diploma. O Conselho de Medicina também achou que a decisão poderia pôr em risco o atendimento médico aos brasileiros, porque a formação do médico cubano é diferente e não adequada para os problemas de saúde dos brasileiros.

O Conselho criticou o privilégio dado aos médicos formados em Cuba que seriam dispensados do exame de revalidação de diploma, enquanto todos os outros médicos formados em outros países continuariam ainda a ser obrigados a passar pelo exame. O tratamento especial dado a Cuba poderia abrir um precedente perigoso através do qual todos os médicos formados no exterior poderiam exercer a profissão no Brasil, sem controle.

Fontes