Lula se reúne com Zelensky e defende maior engajamento da ONU na busca por solução para guerra
24 de setembro de 2025
Nessa quarta (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e defendeu um maior envolvimento da ONU na busca por uma solução negociada para o conflito entre a Ucrânia e Rússia, informou o Palácio do Planalto.
O presidente brasileiro exigiu um maior envolvimento da ONU no processo de mediação e ressaltou a relevância das iniciativas de diálogo já realizadas em Istambul, Alasca e Washington.
Ele também citou o "Grupo de Amigos da Paz", composto por Brasil e China, como ferramenta de apoio para uma solução diplomática. O presidente defendeu uma "solução realista" por meio de negociações, pois acredita que a guerra não terá uma "solução militar".
Por outro lado, Zelensky elogiou a atitude do Brasil e afirmou ter recebido "sinais claros de apoio" ao cessar-fogo. Em uma declaração após a reunião, disse que Lula se comprometeu a "fazer o máximo possível para aproximar a paz" entre a Ucrânia e a Rússia. O líder ucraniano também mencionou que o diálogo incluiu questões econômicas e comerciais, com a expectativa de que as conversas continuem.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Lula se reúne com Zelenskiy e defende maior engajamento da ONU na busca por solução para guerra — Universo Online, 24 de setembro de 2025
- ((pt)) Lula se encontra com Zelensky, defende ‘solução realista’ para conflito com Rússia e diz não ver saída militar para a guerra — Jovem Pan, 24 de setembro de 2025

