Lula diz que pretende assinar acordo entre União Europeia e Mercosul em 20 de dezembro
23 de novembro de 2025
Nesse domingo (23), em Joanesburgo, na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que planeja assinar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia no dia 20 de dezembro.
"(...) Pretendo não viajar mais esse ano, a não ser para Brasília ou para Foz do Iguaçu para assinar o acordo Mercosul-União Europeia, que eu penso que será assinado no dia 20 de dezembro", afirmou Lula ao descartar novas viagens internacionais até o final do ano.
A data coincide com a próxima reunião da Cúpula dos Líderes do Mercosul, que acontecerá em Foz do Iguaçu (PR). O Brasil está exercendo a presidência rotativa do bloco neste semestre.
Em sua fala, Lula enfatizou que o acordo resultará na maior zona de livre comércio do planeta.
A data não é necessariamente recente. Durante uma reunião entre Lula e Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, no começo de novembro, a data limite de 20 de dezembro foi mencionada.
É necessário um acordo temporário e outro permanente. O provisório, de caráter econômico e comercial, entraria em vigor com a assinatura; já o definitivo precisará da aprovação das partes. Na Europa, com o apoio de 50% dos deputados do Parlamento Europeu mais um. Ademais, o texto precisa ser ratificado por 15 dos 27 países. Os textos também precisam ser aprovados pelos parlamentos dos países do Mercosul, porém a entrada em vigor é diferente para cada país membro.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Lula diz que acordo entre UE e Mercosul sai em dezembro: 'Maior do mundo' — Universo Online, 23 de novembro de 2025
- ((pt)) Lula diz que pretende assinar acordo entre União Europeia e Mercosul em 20 de dezembro — G1, 23 de novembro de 2025

