Lula afirma que Brasil não acata ultimato de golpista

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

Ilha Margarida, Venezuela • 27 de setembro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (27) que não acata o ultimato do governo de Honduras para que o Brasil defina em dez dias a situação do presidente deposto Manuel Zelaya, que encontra-se abrigado na embaixada brasileira.


Primeiro, o governo brasileiro não acata ultimato de um golpista e nem reconhece Micheletti [Roberto Micheletti, presidente interino de Honduras] como um governo interino. Não sei por que o editor de vocês pediu para vocês falarem em governo interino, uma vez que a palavra correta é golpista, usurpadores de poder, essa é a palavra correta, e o governo brasileiro não negocia com eles.

—Lula, que está na Venezuela para a 2ª Cúpula América do Sul-África

Segundo Lula, quem tem que negociar com Micheletti é a Organização dos Estados Americanos (OEA), assim como o Conselho de Segurança das Nações Unidas, e não o Brasil.


Portanto, este caso, para mim, estará encerrado na medida em que houve a decisão por unanimidade da OEA, como foi a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Então o Brasil não tem que conversar com estes senhores que usurparam o poder. Se a ONU ou a OEA fizerem um pedido ao Brasil, poderemos simplesmente acatar esse pedido, mas não desses senhores.

—Lula

O presidente Lula negou que jornalistas brasileiros estejam impedidos de entrar na embaixada de Honduras:


Essa noticia não procede. Ontem (sábado) nós conversamos com a embaixada em Honduras, e hoje eu conversei com o embaixador Celso Amorim [ministro das Relações Exteriores], e eu não sei de onde saiu esta noticia, que não procede.

Lula disse que poucas vezes na história houve tanto consenso de repúdio a um governo como está havendo agora em Honduras:


É toda a América do Sul, toda a América Latina, toda a Europa e os Estados Unidos. É toda a África e a Ásia. Não tem um único governo no mundo defendendo este golpista.

O presidente informou que o chanceler Celso Amorim ligou para a embaixada brasileira em Honduras e pediu ao presidente deposto Manuel Zelaya para não fazer incitações:


Que se ele quiser falar com os jornais, que fale, mas sem fazer incitações. Porque evidentemente que se ele extrapolar nós vamos falar que não é politicamente correto ficar utilizando a embaixada para incitação a qualquer coisa além do espaço democrático que nós estamos dando para ele

O presidente Lula já embarcou de volta para Brasília.

Fontes