Luanda: Deputados visitam vítimas de demolições em Angola

Fonte: Wikinotícias
Angola.

Agência VOA

Ha seis anos à espera de promessas feitas após expulsão da Ilha de Luanda.

30 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma comitiva de deputados da décima comissão da Assembleia Nacional visitou quinta-feira, 30, os desalojados da Ilha de Luanda, que vivem em casas de chapas, desde 2009, á espera do cumprimento de promessas.

Mas a julgar pelas palavas da chefe da delegação, Genoveva Lino, a visita não significa que isso venha a acontecer.

Lino, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Reclamação e Petição dos Cidadãos, da Assembleia Nacional, deixou a promessa de levar o assunto às entidades competentes para resolução do problema.

As casas dos visitados foram destruídas em 2009. Foi lhes dito que viveriam em tendas por apenas 90 dias e depois teriam casas no Zango. Seis anos passaram e não tiveram as casas.

Alguns desalojados aplaudiram a visita dos deputados.

"É a primeira vez que eles vêm aqui, depois de seis anos, para verem em que condições vivemos. Vamos esperar e ver o que acontece", disse um deles.

Outros manifestaram a sua indignação pela situação que vivem no Zango. "Não temos hospitais. Morre-se com frequência aqui", disse um dos moradores que pediu anonimato.

“A situação aqui é precária, os nossos filhos não estudam, nós próprios não temos emprego, é triste", acrescentou.

Os deputados da décima comissão foram acompanhados por membros da organização SOS Habitat, que solicitaram esta visita há dois anos.

Fonte