Lira ressalta importância da tecnologia 5G

Fonte: Wikinotícias

5 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou a importância do desenvolvimento da tecnologia 5G em evento promovido pelo Ministério das Comunicações nesta quarta-feira (5). O Congresso Nacional cedeu o Salão Negro para a realização da solenidade. Segundo Lira, a nova tecnologia representa um salto de qualidade na comunicação e vai facilitar a vida dos brasileiros.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o presidente da República, Jair Bolsonaro, também participaram da abertura do Digital Day - evento de demonstração da tecnologia 5G.

“É um evento que mostra a capacidade das inovações tecnológicas no futuro. O Congresso, como a casa do povo, não poderia se furtar a receber esse evento. É uma tecnologia que vai trazer mudanças gigantescas na vida dos brasileiros”, disse Lira.

Os secretários de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Acácio Favacho (Pros-AP); e de Participação, Interação e Mídias Digitais, Alex Santana (PDT-BA), também participaram do evento.

Internet 5G

A tecnologia 5G é o grande investimento da indústria de telecomunicações na transmissão de dados de internet por celular. A promessa é de uma velocidade muito maior, conexões mais estáveis e a possibilidade de mais acessos simultâneos sem perda da qualidade.

Com a utilização de faixas de radiofrequência, a ideia é aumentar a estrutura da banda larga fixa que vai permitir melhor conexão de internet em estradas, pequenas cidades e locais de pouco interesse comercial. Os benefícios iriam além do celular: carros, eletrodomésticos e câmeras de segurança com acesso à internet poderiam ser conectados mais facilmente.

A previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) era fazer o primeiro leilão para a concessão do serviço 5G no Brasil no ano passado, mas a pandemia do novo coronavírus atrasou o cronograma. A expectativa, agora, é que a disputa pelas outorgas fique para o fim do primeiro semestre de 2021 e que a arrecadação do leilão chegue a R$ 20 bilhões.

Fontes