Lesoto impõe toque de recolher em todo o país após jornalista ser morto

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades do Lesoto impuseram toque de recolher por tempo indeterminado na esperança de conter a violência armada em resposta à morte a tiros de um jornalista no fim de semana.

Por volta das 22h de domingo, assaltantes desconhecidos mataram a tiros o jornalista investigativo e apresentador de rádio Ralikonelo “Leqhashasha” Joki quando ele deixava a estação de rádio Ts'enolo FM na capital, Maseru, após apresentar seu programa. Ele foi baleado uma vez na cabeça e pelo menos 13 vezes no corpo.

Menos de 24 horas depois, o governo impôs um toque de recolher em todo o país, que entrou em vigor na terça-feira. O toque de recolher restringe a circulação entre 22h e 4h, disse o ministro Lebona Lephema, embora hospitais, mídia e setor de segurança estejam isentos da regra.

Joki relatou assuntos governamentais, corrupção e crime organizado. Em 2021, ele divulgou uma reportagem sobre cinco políticos que negociavam álcool ilegalmente.

A morte de Joki envolve uma suspeita de retaliação por suas reportagens, de acordo com grupos de liberdade de imprensa. O jornalista teria recebido pelo menos três ameaças de morte de diferentes contas do Facebook no início deste ano relacionadas às suas reportagens.

De 180 países, Lesoto ocupa o 67º lugar em termos de liberdade de imprensa, de acordo com o Repórteres Sem Fronteiras.

Grupos de liberdade de imprensa como o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, ou CPJ, e a Federação Internacional de Jornalistas, ou IFJ, pediram às autoridades locais que iniciassem uma investigação sobre o assassinato de Joki.

“As autoridades em Lesoto devem investigar minuciosamente o assassinato do apresentador da Ts'enolo FM, Ralikonelo 'Leqhashasha' Joki, e garantir que os responsáveis ​​sejam levados à justiça”, disse Angela Quintal, coordenadora do programa da África do CPJ, em um comunicado.

Fontes