Lei de segurança nacional ameaça o papel financeiro de Hong Kong

Fonte: Wikinotícias

22 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

A implementação da lei de segurança nacional altamente contenciosa do ano passado pode custar a Hong Kong seu brilho internacional como um centro financeiro, disseram especialistas a VOA.

Mais de 130 residentes, ativistas, políticos, jornalistas e outros foram presos sob a lei, apesar da promessa inicial do governo de que a lei não afetaria os cidadãos comuns.

As discussões em torno de como isso pode afetar o valorizado setor financeiro da cidade se tornaram mais acaloradas.

O presidente-executivo da Autoridade Monetária de Hong Kong, Eddie Yu, cujas responsabilidades de agência incluem manter o estado de Hong Kong como um centro financeiro internacional, procurou reafirmar a estabilidade financeira da cidade em uma postagem de blog em fevereiro, dizendo que as preocupações costumam ser "desinformação ou desinformação", garantindo aos investidores que o nível de fluxo de capital para a cidade não diminuiu e o número de gestores de ativos ainda está crescendo.

Yue se recusou a oferecer comentários atualizados relacionados a prisões mais recentes sob a lei quando abordado pela VOA.

Este ano, a bolsa de valores de Hong Kong registrou o terceiro maior nível de recursos do IPO, após a Bolsa de Valores de Nova York e a Nasdaq, com alguns especialistas prevendo um impulso contínuo nos próximos meses.

Congelamento de ativos sacode investidores internacionais

No entanto, o principal analista geopolítico da empresa de risco global Verisk Maplecroft, Hugo Brennan, enfatizou que o fechamento forçado e o congelamento de ativos do jornal pró-democracia Apple Daily "abalaram os investidores".

“As empresas e investidores sediados em Hong Kong que não seguem a linha política de Pequim enfrentam a maior exposição à apreensão de ativos”, disse Brennan a VOA.

Com o fundador Jimmy Lai na prisão e alguns executivos presos sob a lei de segurança nacional, os ativos financeiros do jornal foram congelados antes de qualquer condenação. É amplamente considerado como uma ação do governo para silenciar as vozes da oposição e uma repressão à liberdade de imprensa.

Policiais estão do lado de fora de um tribunal em Hong Kong em 19 de agosto de 2021. Na quinta-feira, dois habitantes de Hong Kong se declararam culpados de conspirar para conspirar com forças estrangeiras, bem como o fundador da Next Digital, Jimmy Lai, para colocar em risco a segurança nacional, segundo relatos. A pontuação de Hong Kong no Índice de Liberdade de Opinião e Expressão da Maplecroft nos últimos três anos piorou do 112º pior desempenho globalmente em 2018 para agora o 73º, disse Brennan.

Um especialista em direito alertou sobre os riscos potenciais para os ativos da empresa conforme a lei que "podem ser altamente imprevisíveis e mudar como o vento".

“A lei de segurança nacional é capaz de quebrar uma empresa. Os ativos podem ser congelados sob algumas causas vagamente definidas pela lei, então os investidores certamente terão que estar cientes desse risco”, disse Horace Young, professor associado da faculdade de direito da Universidade de Leicester, a VOA.

Essa preocupação foi compartilhada por quase metade dos expatriados baseados em Hong Kong, de acordo com uma pesquisa de maio da Câmara de Comércio Americana em Hong Kong. O relatório mostrou que tem havido “crescentes tensões subjacentes e temores persistentes”, principalmente decorrentes do “desconforto devido à lei de segurança nacional”.

Fonte