Lançado grupo de investigação criminal de guerra

Fonte: Wikinotícias

26 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário de Estado dos EUA, Tony Blincoln, anunciou o lançamento de um grupo de apoio conjunto dos EUA, Reino Unido e União Europeia para ajudar os promotores ucranianos a investigar crimes de guerra e outras atrocidades.

O Departamento de Estado, citando as observações do secretário Blincoln em um comunicado à imprensa, disse que a nova organização, chamada Grupo Consultivo sobre Crueldade e Crime (ACA), fornecerá aconselhamento estratégico e apoio à unidade de investigação de crimes de guerra dentro do Ministério Público ucraniano.

“Enquanto os Estados Unidos e outros parceiros apoiam vários esforços internacionais para responsabilizar os Estados Unidos e outros parceiros por atrocidades, o Ministério Público ucraniano desempenhará um papel fundamental na responsabilização dos responsáveis por crimes de guerra e atrocidades”, disse ele.

Ele acrescentou: "Como a ACA está buscando razões atribuíveis ao tribunal dos EUA, nos comunicaremos com o Departamento de Justiça dos EUA".

“A ACA fornecerá financiamento adicional para equipes internacionais de investigação e outros especialistas em crimes de guerra que já estão em cena”, disse Blincoln.

Fontes