Líderes sul-coreanos e japoneses se reunirão em Tóquio esta semana

Fonte: Wikinotícias

14 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os líderes da Coreia do Sul e do Japão realizarão uma reunião de cúpula no final desta semana em Tóquio, na tentativa de reparar um relacionamento abalado por antigas feridas da ocupação japonesa na península na primeira metade do século XX.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, se encontrará com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kushida, na quinta-feira, no primeiro dia da visita de dois dias do presidente Yoon ao Japão. Será a primeira visita oficial de um presidente sul-coreano desde 2011.

A visita ocorre dias depois que o governo de Yoon anunciou um plano para arrecadar fundos civis locais para compensar os coreanos que ganharam indenizações de empresas japonesas que os escravizaram durante a ocupação japonesa da península coreana de 1910 a 1945.

As relações entre os dois países se deterioraram ainda mais depois que a Suprema Corte da Coreia do Sul ordenou em 2018 que duas empresas japonesas – Nippon Steel e Mitsubishi Heavy Industries – indenizassem ex-trabalhadores coreanos forçados ou seus parentes.

Tóquio insistiu que todas as reparações foram resolvidas pelo tratado de 1965 que normalizou as relações entre os dois países e forneceu milhões de dólares em ajuda econômica à Coreia do Sul.

O plano de compensação reflete a determinação de Yoon em consertar os laços desgastados com o Japão e solidificar a cooperação de segurança trilateral Seul-Tóquio-Washington para lidar melhor com as ameaças nucleares da Coreia do Norte.

Mas provocou uma reação imediata de ex-trabalhadores forçados e seus apoiadores, que exigem compensação direta das empresas japonesas.

Fontes