Líderes mundiais felicitam Biden; muitos tinham relações conturbadas com Trump

Fonte: Wikinotícias

21 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dezenas de líderes mundiais felicitaram Joe Biden ontem quando ele foi empossado como o 46º presidente dos Estados Unidos, sendo que muitos deles, que tiveram atritos com o ex-presidente Donald Trump, não contiveram o alívio ao ver o presidente Biden finalmente instalado na Casa Branca.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse que "este novo amanhecer na América e o momento que esperamos por tanto tempo. A Europa está pronta para um novo começo com o nosso parceiro mais antigo e confiável", completou.

O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, deu os parabéns a Biden via Twitter, escrevendo: "hoje é o início de um novo capítulo para a Aliança transatlântica. (...) Uma OTAN forte é boa para a América do Norte e para a Europa".

O presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, chamou a quarta-feira de "um bom dia para a democracia", dizendo também que estava "aliviado por Joe Biden tomar posse e assumir a Casa Branca, completando que "nos Estados Unidos, (a democracia) resistiu a muita pressão. Apesar da hostilidade interna, as instituições americanas têm se mostrado fortes - trabalhadores eleitorais, governadores, judiciário e Congresso”.

Boris Johnson, primeiro ministro britânico, falou que "em nossa luta contra a covid-19 e contra as mudanças climáticas, defesa, segurança e na promoção e defesa da democracia, nossos objetivos são os mesmos e nossas nações trabalharão lado a lado para alcançá-los". Na Câmara dos Comuns ele comentou que espera dar as boas-vindas ao novo presidente dos Estados Unidos à Grã-Bretanha ainda este ano durante a cúpula do G-7 e durante uma onferência sobre o clima a ser realizada em Glasgow.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, declarou que todos estavam "ansiosos pela presidência de Biden, com a qual começaremos a trabalhar imediatamente em vista de nossa presidência do G-20”. “Temos uma agenda comum forte, que vai desde ideias sobre mudanças climáticas a inclusão digital e social”.

Já o primeiro-ministro socialista da Espanha, Pedro Sanchez, não mediu as palavras sobre o que ele acha que a vitória de Biden nas eleições significou. “A vitória de Biden representa a vitória da democracia sobre a ultradireita e seus três métodos: a decepção massiva, a divisão nacional e o abuso, mesmo violento, das instituições democráticas”. “Cinco anos atrás, pensávamos que Trump era uma piada de mau gosto, mas cinco anos depois, percebemos que ele colocava em risco nada menos do que a democracia mais poderosa do mundo”, completou.

NotíciasRelacionada

Fonte