Líderes dos EUA pedem que legisladores aprovem acordo de teto da dívida

Fonte: Wikinotícias

29 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os legisladores dos EUA estão examinando os detalhes de um acordo para aumentar o limite de empréstimos do país antes das votações esperadas para os próximos dias, já que o presidente Joe Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, os exortam a aprová-lo.

A proposta inclui a renúncia ao teto de dívida existente de US$ 31,4 trilhões até janeiro de 2025 e um acordo orçamentário de dois anos que mantém os gastos federais estáveis ​​no ano fiscal que começa em outubro e os aumenta em 1% nos 12 meses seguintes até 2025.

Outras partes do pacote de compromisso incluem uma redução na contratação de mais agentes na agência de arrecadação de impostos do país, uma exigência de que os estados devolvam US$ 30 bilhões em assistência pandêmica não gasta ao governo federal e estendendo de 50 para 54 a faixa etária máxima para aqueles obrigados a trabalhar para receber ajuda alimentar.

Biden e McCarthy chegaram a um acordo no final do sábado, após semanas de negociações. O governo deve ficar sem dinheiro para pagar suas contas no início de junho se não aumentar o teto da dívida.

“O acordo evita a pior crise possível, um calote, pela primeira vez na história de nossa nação”, disse Biden na Casa Branca no domingo. Isso “tira da mesa a ameaça de um calote catastrófico”.

McCarthy, discutindo o acordo no Capitólio, disse: "No final das contas, as pessoas podem procurar juntas para aprovar isso".

Enquanto os dois líderes expressaram apoio ao acordo, legisladores democratas progressistas da esquerda ideológica do partido e republicanos da direita do partido imediatamente expressaram oposição.

“O acordo representa um compromisso, o que significa que nem todos conseguem o que querem. Mas essa é a responsabilidade de governar”, disse Biden em um comunicado. Ele chamou o pacto de “um importante passo à frente que reduz os gastos enquanto protege programas críticos para os trabalhadores e faz crescer a economia para todos”.

No domingo, McCarthy disse que, da perspectiva dos republicanos, “há muito de positivo nisso. Não fará tudo para todos, mas este é um passo na direção certa.”

O governo dos EUA ficará sem dinheiro para pagar suas contas existentes em 5 de junho, alertou a secretária do Tesouro, Janet Yellen, ao Congresso. Yellen disse que sem um aumento ou uma suspensão do limite de empréstimos, os juros dos títulos dos EUA mantidos por governos estrangeiros e investidores estariam em perigo, assim como salários para funcionários públicos e contratados.

Fontes