Líder do governo diz aos moradores do leste da Ucrânia que fujam imediatamente

Fonte: Wikinotícias

9 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Moradores do leste da Ucrânia foram recebidos no sábado pelo som de sirenes de ataque aéreo. O governador da região está alertando os civis para evacuarem imediatamente à medida que aumenta os bombardeios na área. O governador Serhiy Gaidai disse a uma emissora de televisão pública que a Rússia está “acumulando uma ofensiva” na região de Luhansk, na Ucrânia.

Analistas militares dizem que o presidente russo, Vladimir Putin, está redirecionando a invasão para o leste da Ucrânia, depois que os militares encontraram forte resistência e se retiraram de áreas ao redor de Kiev, no norte. O Ministério da Defesa britânico espera que o aumento dos bombardeios continue no sul e no leste, enquanto a Rússia tenta criar uma rota entre a Crimeia e a região de Donbas. A Rússia anexou a Península da Crimeia em 2014.

Pelo menos 52 pessoas, incluindo cinco crianças, morreram na sexta-feira, com dezenas de feridos ao tentar evacuar quando dois mísseis atingiram uma estação de trem na cidade oriental de Kramatorsk, na região de Donetsk, na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, chamou-o de "ataque deliberado a civis" e disse esperar uma “resposta global firme” ao que chamou de “crime de guerra”.

“Sem força ou coragem para nos enfrentar no campo de batalha, [as tropas russas] estão destruindo cinicamente a população civil”, disse Zelenskyy nas redes sociais. A Rússia nega as acusações.

Fontes