Líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, é condenada por corrupção

Fonte: Wikinotícias

28 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada por uma das várias acusações de corrupção apresentadas contra ela pela junta militar que derrubou seu governo civil no ano passado.

Um juiz da capital, Naypyitaw, condenou Suu Kyi, de 76 anos, a cinco anos de prisão depois de anunciar o veredicto durante uma audiência na quarta-feira, de acordo com uma fonte próxima às audiências. Seu julgamento foi realizado a portas fechadas e seus advogados estão proibidos de falar com a imprensa.

Suu Kyi foi acusada de aceitar um suborno de US$ 600.000 em dinheiro e 11 quilos de barras de ouro de Phyo Min Thein, membro de seu partido político e ex-ministro-chefe de Yangon, a maior cidade de Mianmar.

Suu Kyi foi acusada de vários crimes pela junta militar, incluindo violação da Lei de Segredos Oficiais, incitação à agitação pública e uso indevido de terras para sua fundação de caridade. Ela já foi condenada por várias outras acusações, incluindo importação ilegal e posse de rádios bidirecionais portáteis, violação das restrições do coronavírus, incitação à agitação pública e violação da Lei de Gerenciamento de Desastres Naturais por violar as restrições do COVID-19.

Ela pode enfrentar mais de 100 anos de prisão se for condenada por todas as acusações.

O partido Liga Nacional para a Democracia, de Suu Kyi, venceu as eleições gerais de novembro de 2020 com uma vitória esmagadora sobre o Partido de Solidariedade e Desenvolvimento da União, apoiado pelos militares. A junta alegou fraude eleitoral generalizada nas eleições como razão para derrubar o governo civil em 1º de fevereiro de 2021 e invalidar os resultados. A comissão eleitoral civil negou as acusações antes de ser dissolvida.

Suu Kyi ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1991 por sua longa resistência ao regime militar de Mianmar, que a manteve em algum tipo de detenção por mais de duas décadas. Ela liderou o NLD a uma vitória esmagadora nas eleições gerais de 2015, a primeira de Mianmar depois que os militares concordaram em entregar o poder a um governo civil.

Fontes