Líder da Al-Qaeda morto no Mali, diz França

Fonte: Wikinotícias

7 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O exército francês diz ter matado um dos líderes da Al Qaeda no Mali. A notícia chega quando as forças francesas estão se preparando para se retirar do país.

O exército francês disse em um comunicado de imprensa na segunda-feira que o argelino Yahia Djouadi, um dos líderes da Al Qaeda no Magrebe Islâmico, foi morto durante a noite de 25 para 26 de fevereiro.

O comunicado de imprensa diz que ele foi “neutralizado” durante uma operação terrestre apoiada por um helicóptero e dois drones, ao norte de Timbuktu, Mali.

A Al-Qaeda no Magrebe Islâmico assumiu a responsabilidade por vários ataques na região do Sahel, incluindo o ataque terrorista de 2015 a um hotel de Bamako e um ataque de 2016 a um hotel em Ouagadougou, Burkina Faso, e fez vários reféns ocidentais.

O governo militar do Mali, que tomou o poder em um golpe há dez meses, pediu à França no mês passado que retirasse imediatamente suas tropas do território maliano, após um anúncio do presidente francês Emmanuel Macron de que as tropas seriam retiradas em um período de quatro a seis meses. .

Os militares franceses intervieram pela primeira vez no Mali em 2013 em uma operação para retomar o controle do norte do Mali de militantes islâmicos na Operação Serval. A Operação foi substituída pela Operação Barkhane em 2014.

Mas a insurgência em curso continuou e a violência mudou do norte para o centro do país. Na manhã de segunda-feira, dois soldados de paz da ONU foram mortos quando seu comboio atropelou um dispositivo explosivo improvisado na região central de Mopti, no Mali.

O comunicado de imprensa francês na segunda-feira disse que, embora a Operação Barkhane esteja sendo removida do território maliano, as operações contra “grupos terroristas armados” continuam.

Fontes