Kremlin rejeita afirmação de Trump de que BRICS tem dólar como alvo
15 de outubro de 2025
Nessa quarta (15), o Kremlin rejeitou a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o grupo BRICS foi criado para minar o dólar, afirmando que o bloco nunca teve como alvo moedas ou países terceiros.
Na terça-feira, Trump caracterizou o BRICS como "um ataque ao dólar" e mencionou a possibilidade de impor tarifas sobre seus integrantes.
Peskov comentou sobre uma recente declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que os países começaram a "sair do BRICS" devido às ameaças tarifárias americanas, e disse que "este grupo nunca formulou quaisquer planos contra terceiros países, nem teve a intenção de atingir moedas de terceiros países". "É uma associação de países que compartilham uma visão comum de cooperação mútua em prol dos povos dessas nações e no interesse da prosperidade, estabilidade e previsibilidade em seus continentes", afirmou.
Segundo Peskov, esses princípios foram, de algum modo, oficializados em todos os documentos finais das reuniões do BRICS, inclusive nos que envolvem líderes, altos funcionários ou especialistas. "É muito importante entender isso", destacou o porta-voz do presidente russo.
Trump afirmou anteriormente que suas ameaças de tarifas contra os países do BRICS resultaram na "saída de todos".
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Kremlin rejeita afirmação de Trump de que Brics tem dólar como alvo — Universo Online, 15 de outubro de 2025
- ((en)) Kremlin dismisses any BRICS plans against third countries or their currencies — TASS, 15 de outubro de 2025

