Kerry espera progressos nas próximas negociações sobre programa nuclear do Irã

Fonte: Wikinotícias

Irão • 12 de janeiro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, disse hoje (12) que espera progressos nas negociações sobre o programa nuclear do Irã durante as próximas conversações com o colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, quarta-feira (14) em Genebra, Suíça. Em entrevista coletiva na Índia, Kerry afirmou que "acelerar o processo para obter mais progressos”.

As grandes potências e o Irã querem alcançar até 1º de julho um acordo global sobre o controverso programa nuclear de Teerã. As grandes potências exigem que Teerã reduza seu arsenal nuclear, para impedir o regime islâmico de produzir uma bomba atômica. O Irã garante que seu programa é pacífico, reivindica o direito a um programa nuclear civil completo e exige o levantamento das sanções econômicas ocidentais.

No final de novembro de 2013, o Irã e o Grupo 5+1 (formado pelos Estados Unidos, a Rússia, China, França, o Reino Unido e a Alemanha) assinaram acordo intermediário, que levou à suspensão de uma parte das atividades nucleares de Teerã, em troca de um levantamento parcial das sanções ocidentais.

O objetivo era preparar a assinatura de um acordo global sobre o programa nuclear de Teerã, suspeito para os ocidentais de esconder um programa militar. Um ano depois, ao fim de uma semana de difíceis negociações, interrompidas em Viena, as duas partes não conseguiram concluir um acordo definitivo e decidiram prolongar as conversações até 1º de julho.

Fontes