Karding atinge Filipinas como um superfuracão e causa mortes

Fonte: Wikinotícias

26 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ao menos pessoas morreram após o ciclone tropical Karding tocar terra no leste das Filipinas ontem classificado como um fenômeno de categoria 5, a maior existente. Cinco dos mortos são socorristas cujo barco foi atingido por um muro que desabou. Eles acabaram sendo levados pelas águas enquanto trabalhavam na povoação de San Miguel de Bulacán, a norte da capital Manila.

"Palavras não são suficientes para expressar minha tristeza pelo trágico incidente que aconteceu com nossos socorristas do Gabinete Provincial de Redução e Gerenciamento de Riscos de Desastres", disse o governador de Bulacan, Daniel R. Fernando.

Karding tocou terra no final da tarde de ontem, em horário local, na costa de Quezon, com ventos sustentados de cerca de 200km/h e rajadas que se aproximaram de 250. Milhares de pessoas ficaram sem luz principalmente em Nueva Ecija, Aurora, Tarlac, Zambales, Pampanga e Quezon, e cerca de 100 mil tiveram que deixar suas casas para ir para abrigos devido à possibilidade de suas casas sofrerem danos por causa dos fortes ventos, inundações e deslizamentos de terra.

Ainda ontem o presidente Ferdinand Marcos Jr anunciou que as escolas e empresas ficariam fechadas hoje e esta manhã, ele sobrevoou as localidades mais atingidas.

Segundo o PAGASA, Karding, chamado Noru no Japão, atravessou a região central do país e desembarcou no Mar das Filipinas esta manhã, em horário local, onde voltou a se intensificar, enquanto ruma para o Vietnã.

Notícias Relacionadas

Fontes