Julgamento é aberto por colapso de ponte italiana em 2018

Fonte: Wikinotícias

7 de julho de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um julgamento foi aberto na quinta-feira no colapso de uma ponte em Gênova, na Itália, em 2018, com 59 pessoas acusadas pela morte de 43 pessoas.

A Ponte Morandi estava lotada de viajantes durante o auge da temporada de férias de verão na Itália, quando desabou durante uma tempestade em 14 de agosto de 2018, enviando carros mergulhando 45 metros no leito seco do rio abaixo.

Os que estão em julgamento incluem funcionários da Autostrade per l'Italia, que operou a ponte, e sua unidade de manutenção SPEA, bem como gerentes e funcionários públicos do Ministério de Infraestrutura e Transportes anteriores e atuais.

A Autostrade e a SPEA chegaram a um acordo de US$ 33 milhões no caso e não vão testemunhar.

Os réus enfrentam inúmeras acusações, incluindo homicídio culposo e declarações falsas. Todos negaram as acusações e contestam as conclusões de um relatório especializado sobre o colapso.

Entre os réus está o ex-CEO da Atlantia, Giovanni Castellucci, acusado de colocar em risco a segurança dos cidadãos nas estradas e de não tomar precauções preventivas para evitar desastres, informou a Reuters. Se condenado, ele pode pegar uma pena máxima de 15 anos de prisão. Na época do colapso, a Autostrade fazia parte do grupo Atlantia.

Construída no final da década de 1960, a ponte tornou-se estruturalmente precária, segundo o relatório, e exigiu manutenção cara. Os promotores afirmam que os réus sabiam que a ponte era instável e que desabou porque os funcionários cortaram a manutenção para economizar dinheiro.

A próxima audiência do caso está marcada para 12 de setembro, com a expectativa de que o julgamento dure pelo menos um ano devido à sua complexidade.

Familiares das vítimas dizem que esperam justiça.

“Temos muitas expectativas. Este processo deve levar à justiça e à verdade para nossas famílias e para os italianos”, disse Egle Possetti, cuja irmã, cunhado, sobrinha e sobrinho foram mortos no colapso, ao jornal The Guardian. “Estamos convencidos de que o caso da acusação é muito forte e, se isso levar a um impasse, mesmo com esses elementos fortes, significa que, como nação, não temos mais esperança.”

Fontes