Jovens e adultos recém-alfabetizados lançam livros no Rio

Fonte: Wikinotícias

12 de novembro de 2018

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

José Cardoso de Santana trabalha há mais de 40 anos como jardineiro no Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, e é um dos 46 alunos recém-alfabetizados do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja) que lançarão livros em noite de autógrafos hoje (12), no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Nação Rubro Negra. Com idades entre 16 e 70 anos, os alunos produziram seus próprios livros pela plataforma educacional Estante Mágica.

Emocionado, José Cardoso, conhecido como Cacá, disse: “Eu vejo que é possível realizar alguma coisa que você nem imaginava que pudesse conseguir. Escrever livros era só para pessoas de formação acadêmica”.

Experiência gratificante

Para a professora de uma das turmas de alfabetização do Ciep Nação Rubro Negra, Márcia Cardoso, a experiência foi gratificante. “No ano passado, muitos alunos não sabiam nem ler nem escrever. Estavam na alfabetização e hoje já são escritores. Isso deu um empoderamento para eles muito grande”, comemorou Márcia.

Estante Mágica

Esta é a primeira vez que o projeto é aplicado na educação de jovens e adultos, informou o cofundador da Estante Mágica, Robson Melo. “A plataforma nasceu para atender crianças do primeiro segmento do ensino fundamental. Trazer essas crianças para o mundo da leitura e da escrita pelo protagonismo e pela autonomia, quando elas conseguem escrever suas próprias histórias”.

“O projeto é aplicado por meio de uma plataforma em que é gerado um material para que eles ilustrem e escrevam sua história. O livro tem seis páginas de texto e seis páginas de ilustração. A gente ficou muito feliz. É a primeira vez que a gente aplica o nosso projeto na educação de jovens e adultos. Esperamos ser bem-sucedidos nesse processo por entender que nossa plataforma serve para a alfabetização como um todo, não só para as crianças, mas também para jovens e adultos que podem ter a oportunidade de escrever a própria história”, comentou Robson Melo.

Para Melo, a percepção é de que o processo tem similaridades entre as faixas etárias. “Mexe com o mesmo orgulho de ser capaz de escrever história, mexe com o sentimento de autoestima de maneira geral de jovens e adultos que têm, de fato, muitas histórias para contar”.

Fonte