Jornalistas expulsos em disputa de visto China-Índia

Fonte: Wikinotícias

1 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A China disse na quarta-feira que tomou medidas "apropriadas" em resposta ao que chamou de tratamento "injusto e discriminatório" da Índia aos jornalistas chineses, no mais recente movimento que ressalta as crescentes tensões entre os países asiáticos.

O Wall Street Journal informou na terça-feira que a China e a Índia expulsaram quase todos os jornalistas uns dos outros nas últimas semanas.

O governo indiano rejeitou em maio as renovações de visto para os dois últimos jornalistas da mídia estatal chinesa no país, informou o jornal. Um trabalha para a Xinhua e o outro para a China Central Television.

Os meios de comunicação indianos ainda tinham quatro jornalistas da China, mas pelo menos dois deles não receberam vistos para retornar ao país, disse o jornal. Um terceiro foi informado de que seu credenciamento foi revogado, mas ele ainda está na China.

As relações entre os dois países mais populosos do mundo pioraram desde um confronto mortal na contestada fronteira sino-indiana em 2020.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China disse que os repórteres chineses foram tratados injustamente na Índia por anos.

“O que posso dizer é que, por muito tempo, os jornalistas chineses sofreram tratamento injusto e discriminatório na Índia e, em 2017, o lado indiano encurtou a validade do visto de jornalistas chineses para três meses ou até um mês sem motivo”, disse a porta-voz Mao Ning em um briefing.

“Diante dessa repressão prolongada e irracional do lado indiano, o lado chinês teve que tomar contramedidas apropriadas para salvaguardar os direitos e interesses legítimos da mídia chinesa”, disse Mao.

Ananth Krishnan, correspondente do The Hindu, twittou na quarta-feira: “Temos apenas um repórter indiano credenciado em Pequim – e, infelizmente, provavelmente zero em breve”.

Mao disse que o retorno ao normal depende de “se a Índia pode trabalhar na mesma direção que a China e fornecer a mesma conveniência e assistência aos jornalistas chineses na Índia”.

A embaixada da Índia não respondeu imediatamente a um pedido de resposta.

Fontes