Joe e Jill Biden visitam o Texas no domingo

Fonte: Wikinotícias

28 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Joe Biden e sua esposa, a primeira-dama Jill Biden, viajarão para o Texas no domingo para oferecer condolências às famílias das vítimas do tiroteio na Robb Elementary School, informou a Casa Branca na quinta-feira.

O presidente e a primeira-dama vão “lutar com a cidade que perdeu 21 vidas”, disse a Casa Branca em comunicado sobre a próxima viagem dos Biden à cidade de Uvalda.

Autoridades do estado do Texas disseram na quinta-feira que Salvador Ramos, de 18 anos, que matou 19 crianças e dois professores em uma escola primária em Uvalda, conseguiu entrar no prédio sem impedimentos, contradizendo relatos anteriores de que um dos policiais tentou atacar Ramos em frente da entrada do prédio.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, Victor Escalon, Ramos bateu sua caminhonete do lado de fora da escola às 11h28, horário local, disparou vários tiros contra pessoas na rua e entrou na escola às 11h40 sem encontrar resistência.

Escalon disse que a polícia chegou à escola quatro minutos depois, mas eles se esconderam depois que Ramos disparou vários tiros contra eles. O criminoso se entrincheirou em uma sala de aula cheia de alunos da quarta série com idades entre 9 e 10 anos e desencadeou o tiroteio mais mortal em uma escola primária americana em uma década.

Uma hora se passou antes que uma força-tarefa da Patrulha de Fronteira dos EUA invadisse a sala de aula e matasse Ramos, confirmou Escalon. O anúncio levantou questões sobre se a polícia poderia ter intervindo mais cedo.

Um novo relatório detalhado vem horas depois que vídeos foram postados nas mídias sociais mostrando pais desesperados de crianças em idade escolar implorando à polícia para invadir a Robb Elementary School.

Em um vídeo postado no Facebook por um indivíduo chamado Angel Ledesma, os pais são vistos rasgando a fita amarela da polícia e gritando com a polícia para entrar no prédio.

“Já se passou uma hora e eles ainda não conseguiram tirar todas as crianças”, diz Ledesma, que ainda não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.

Escalon disse a repórteres que, de acordo com informações preliminares, a maioria dos tiros foi disparada logo no início do ataque.

Os investigadores ainda estão trabalhando para estabelecer um motivo para o ataque, disse ele. Ramos, que abandonou a escola, não tinha antecedentes criminais ou doença mental. O governador do Texas, Greg Abbott, disse na quarta-feira que, minutos antes do incidente, Ramos escreveu um post na mídia social dizendo que ia “derrubar uma escola primária”.

Fontes