Joe Biden vence eleição primária na Carolina do Sul em 2020

Fonte: Wikinotícias

2 de março de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Joe Biden em 2020, durante sua campanha para presidência dos Estados Unidos.

No sábado, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, venceu a eleição primária do Partido Democrata na Carolina do Sul. O Partido Democrata usa eleições primárias, juntamente com caucuses, para selecionar seu candidato para a eleição presidencial nos Estados Unidos em 2020.

Biden garantiu 39 dos 54 delegados da Carolina do Sul, com cerca de 48% dos votos, totalizando 54 delegados. O senador norte-americano de Vermont, Bernie Sanders, ficou em segundo lugar, com cerca de 20% dos votos, conquistando quinze delegados e totalizando 60. Tom Steyer ficou em terceiro, recebendo cerca de 11% dos votos.

A eleição primária da Carolina do Sul foi o quarto passo no ciclo eleitoral do Partido Democrata. Em Iowa, caucuses foram realizados em 3 de fevereiro e em New Hampshire, foi feita uma eleição em 11 de fevereiro. Nevada realizou seus caucuses em 22 de fevereiro.

Depois das primárias da Carolina do Sul, Bernie Sanders teve o maior número de delegados, com 60, seguido por Biden, com 54. Em terceiro, Pete Buttigieg, ex-prefeito de South Bend, Indiana, que tinha 26 delegados que ganhou em Iowa, New Hampshire e Nevada. Além disso, a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts, tinha 8 delegados, e a senadora Amy Klobuchar, de Minnesota, tinha 7. São necessários pelo menos 1.991 delegados para garantir a indicação do partido.

Número de delegados
Iowa New
Hampshire
Nevada Carolina
do Sul
Total
Sanders 12 9 24 15 60
Biden 6 9 39 54
Buttigieg 14 9 3 26
Warren 8 8
Klobuchar 1 6 7
Total 41 24 36 54

Após a primária, Steyer desistiu da corrida presidencial. Ontem, Buttigieg seguiu o exemplo, também desistindo da corrida. A campanha da senadora Klobuchar disse que estava encerrando sua candidatura presidencial hoje.

De acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais, a próxima eleição primária para os Partidos Democrata e Republicano está marcada para amanhã, quando ambos os partidos deverão realizar mais de uma dúzia de eleições primárias.

Amanhã, terça-feira, é chamada de "super terça-feira" no contexto das eleições presidenciais dos EUA, devido ao grande número de estados que realizam eleições primárias. Para o Partido Democrata, a terça-feira incluirá 14 estados, bem como o território da Samoa Americana, representando um total de 1.357 delegados. Os estados programados para realizar eleições são Alabama, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia.

Fontes