Joe Biden quer encontrar-se com Lula à margem da Cimeira do G7 no Japão

Fonte: Wikinotícias

20 de Maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Presidente dos Estados Unidos quer encontrar-se com o seu homólogo brasileiro ainda durante a Cimeira do G7, o grupo das economias mais livres do mundo, que decorre neste fim-de-semana em Hiroshima, no Japão.

O interesse de Joe Biden em falar com Lula da Silva, anunciado pelo Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, neste sábado, 20, tem a ver com o posicionamento do Presidente brasileiro sobre a “sacrossanta” soberania e integridade territorial da Ucrânia.

O encontro entre os dois presidentes não foi confirmado ainda e não está na agenda anunciada pela Presidência brasileira.

Biden tem confirmado um encontro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, com a Ucrânia na agenda.

Questionado se Biden pressionará ou exortará Lula e Modi para endurecerem a abordagem dos seus governos em relação à China e à Rússia, Sullivan disse que “pressão é uma palavra errada”.

“Quero dizer, não é assim que o Presidente Biden opera com esses líderes importantes com quem ele tem relacionamentos profundos, como o Presidente Lula e o Presidente Modi”, sublinhou Sullivan, quem acrescentou que o Biden “procura uma oportunidade para falar com ambos sobre o papel construtivo que cada país pode desempenhar no apoio ao elemento mais básico e fundamental de qualquer resultado, que é a soberania e a integridade territorial, que é sacrossanta na Carta das Nações Unidas”.

Notícia Relacionada

Fontes