Japão planeja cortar importações de gás da Rússia

Fonte: Wikinotícias

6 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades japonesas estão tomando medidas para reduzir sua dependência das transportadoras de energia russas. Isso foi afirmado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, dizendo que seu governo pretende usar mais de suas próprias usinas nucleares para reduzir as importações de gás natural da Rússia.

Desde que o poderoso terremoto e tsunami em 2011 desativou a usina nuclear de Fukushima-1 na ilha de Honshu, o Japão foi forçado a aumentar suas compras de gás russo. No entanto, agora que os preços mundiais da energia subiram acentuadamente, o gabinete de Kishida planeja desenvolver fontes de energia renovável.

“Usaremos reatores nucleares com medidas de segurança aprimoradas para contribuir para reduzir a dependência mundial da energia russa. O lançamento de apenas um reator nuclear já existente será equivalente a abastecer o mercado mundial com um milhão de toneladas de gás natural liquefeito por ano”, disse o primeiro-ministro Kishida, acrescentando que seu gabinete planeja aumentar investimentos de 150 trilhões de ienes nos próximos 10 anos, o que permitirá ao país reduzir as emissões de gases de efeito estufa quase pela metade até 2030.

A maioria das empresas japonesas, observa a Reuters, agora são forçados a lidar com um forte aumento nos preços da energia e, portanto, apoiam essa iniciativa de seu governo.

Fontes