Japão: novo primeiro-ministro é eleito

Fonte: Wikinotícias

4 de outubro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Kishida em 2017

Fumio Kishida foi eleito hoje o 100º primeiro-ministro do Japão, substituindo Yoshihide Suga, que havia sido empossado em setembro de 2020 e que decidiu não concorrer a um segundo mandato. Ele já formou um novo gabinete, mantendo dois nomes de seu antecessor e criando um novo ministério, o de Segurança Econômica, reporta o portal de notícias NHK.

Líder do Partido Liberal Democrata, ele tem 64 anos e foi ministro das Relações Exteriores durante o governo de Suga.

Foco no combate à covid

Em seu discurso após ser eleito, Kishida disse que seu objetivo inicial é combater a pandemia de covid-19. “Vamos analisar minuciosamente as medidas tomadas até agora e examinar qual o problema para lidar com a crise. Com base nos resultados, fortaleceremos drasticamente as medidas de resposta à crise, como aquelas para conter a circulação das pessoas e para garantir leitos hospitalares”, enfatizou.

Há cerca de dois meses, à época das Olimpíadas de Tóquio, o país e principalmente sua capital tiveram um aumento expressivo de novos casos de infecções por Sars-Cov-2.

Hoje, segundo o website de estatísticas Worldometer, o país tem um acumulado de 1.705.046 casos de covid-19 e 17.730 mortes pela doença.

Notícias Relacionadas

Fontes