Irã faz convite de visita ao rei Salman da Arábia Saudita

Fonte: Wikinotícias

17 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Irã convidou oficialmente o rei da Arábia Saudita para visitar o país no dia 17.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã disse em uma coletiva de imprensa no dia 17 que o presidente iraniano Ebrahim Raisi convidou oficialmente o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, para ir ao Irã.

O porta-voz disse que o presidente iraniano já havia sido convidado para a Arábia Saudita.

Ele acrescentou que os dois países esperam reabrir suas missões diplomáticas até 9 de maio, de acordo com o acordo presidido pela China.

Em particular, referindo-se à peregrinação anual à Terra Santa em Meca, na Arábia Saudita, disse que os dois países estão a envidar esforços para que os peregrinos iranianos possam participar na peregrinação recebendo os serviços prestados pela embaixada em tempo útil.

O porta-voz disse ainda que os chefes das relações exteriores dos dois países voltarão a se reunir antes da reabertura de suas missões diplomáticas.

No último dia 6, os chefes de relações exteriores dos dois países tiveram seu primeiro encontro oficial em Pequim, na China, em 7 anos.

O Irã e a Arábia Saudita anunciaram no mês passado que encerrariam as hostilidades e normalizariam as relações diplomáticas.

Fontes