Irã diz que resgate de piloto dos Estados Unidos pode ter sido fachada para 'roubar urânio enriquecido'
6 de abril de 2026
Nessa segunda (6), o Ministério das Relações Exteriores do Irã declarou que a operação dos Estados Unidos para resgatar um de seus pilotos poderia ter sido um pretexto para "roubar urânio enriquecido". No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que forças americanas resgataram o segundo tripulante de um caça F-15E, que caiu na sexta-feira em território iraniano. A missão de busca foi considerada "audaciosa".
Esmail Baqai, porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã, afirmou que existem "muitas dúvidas e incertezas" em relação à operação.
"A área onde se alegava que o piloto americano estava, na província de Kohgiluyeh e Boyer-Ahmad, fica muito distante da área onde tentaram pousar ou pretendiam pousar suas forças no centro do Irã", declarou, e que "a possibilidade de que tenha sido uma operação de engano para roubar urânio enriquecido não deve ser ignorada de forma alguma".
De acordo com Baqai, a ação foi um "desastre" para os Estados Unidos.
"Esse tipo de incursão raramente é tentado por causa do perigo para 'homens e equipamentos'. Simplesmente não acontece! A segunda operação ocorreu após a primeira, na qual resgatamos o piloto em plena luz do dia — algo também incomum — permanecendo por sete horas sobre o Irã. Uma demonstração INCRÍVEL de coragem e talento por parte de todos!", publicou o republicano em sua plataforma Truth Social.
A imprensa dos Estados Unidos já havia informado que Washington está considerando enviar tropas especiais ao Irã para confiscar o material nuclear. Durante uma audiência no Congresso, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou que, eventualmente, "alguém terá que ir que ir buscá-lo (o estoque de urânio enriquecido)".
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Irã diz que resgate de piloto dos EUA pode ter sido fachada para 'roubar urânio enriquecido' — O Globo, 6 de abril de 2026
- ((pt)) Irã suspeita que resgate de piloto americano seja fachada para ‘roubar urânio enriquecido’ — Veja, 6 de abril de 2026


