Irã diz que inaugurou nova instalação subterrânea de mísseis

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Guarda Revolucionária paramilitar do Irã inaugurou na segunda-feira uma nova instalação subterrânea destinada ao armazenamento de mísseis, informou a TV estatal do país.

O relatório cita o comandante da Guarda, general Hossein Salami, dizendo que os mísseis de cruzeiro e balísticos irão capacitar a força da marinha ainda mais. A reportagem da TV mostrou imagens de dezenas de mísseis em um espaço fechado que lembra um corredor subterrâneo. Não diz onde a instalação está localizada nem quantos mísseis estão armazenados lá.

Desde 2011, o Irã possui instalações subterrâneas em todo o país, bem como ao longo da costa sul perto do estratégico Estreito de Ormuz. O Irã afirma ter mísseis que podem viajar 2.000 quilômetros (1.200 milhas), colocando grande parte do Oriente Médio, incluindo Israel, dentro do alcance.

Os EUA e seus aliados ocidentais veem o programa de mísseis do Irã como uma ameaça, junto com o programa nuclear do país - especialmente depois que Teerã gradualmente violou seus compromissos com o acordo nuclear de 2015 com potências mundiais, após a retirada do governo Trump do acordo em 2018.

Em julho passado, a Guarda lançou mísseis balísticos subterrâneos como parte de um exercício envolvendo um porta-aviões no Estreito de Ormuz, destacando sua rede de locais de mísseis subterrâneos.

Desde a sangrenta guerra do Irã na década de 1980 com o Iraque, que viu os dois países dispararem mísseis contra cidades, o Irã desenvolveu seu programa de mísseis balísticos como um impedimento, especialmente porque um embargo de armas da ONU o impede de comprar sistemas de armas de alta tecnologia. Os túneis subterrâneos ajudam a proteger essas armas, incluindo mísseis de combustível líquido que só podem ser alimentados por curtos períodos de tempo.

Fontes