Irã diz que está aberto a uma proposta nuclear "justa e equilibrada" dos Estados Unidos
11 de outubro de 2025
Nesse sábado (11), o Irã acolheria com agrado uma eventual proposta nuclear "justa e equilibrada" vinda dos Estados Unidos, porém Teerã não recebeu nenhuma oferta para negociações, afirmou o principal diplomata do país neste sábado.
"Se recebermos uma proposta razoável, equilibrada e justa dos norte-americanos para negociações, certamente a consideraremos", afirmou Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, à televisão estatal.
Contudo, Araqchi afirmou que Teerã não renunciará ao seu "direito de enriquecer urânio", mas pode adotar ações para aumentar a confiança na "natureza pacífica de seu programa nuclear".
"É claro que isso está condicionado ao fato de o outro lado também tomar medidas para criar confiança — suspendendo parte das sanções", afirmou Araqchi, acrescentando que Teerã e Washington estavam se comunicando por meio de intermediários.
Os países ocidentais se opuseram à retomada das negociações com Teerã em razão do que o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, qualificou como demandas excessivas no domingo.
As declarações foram feitas durante um encontro com embaixadores estrangeiros em Teerã, ocasião em que afirmou que a reunião teve como objetivo atualizar os diplomatas sobre os eventos em Nova Iorque e a reimposição das sanções da ONU.
"O Irã buscou uma solução justa e equilibrada, mas os Estados ocidentais responderam negativamente por ganância", afirmou Araghchi, e que "anos de pressão provaram que não há solução para a questão nuclear do Irã além da diplomacia... A reversão das sanções, assim como os ataques militares, não pode funcionar".
As sanções da ONU que haviam sido suspensas pelo acordo de 2015 com o Irã voltaram a ser aplicadas em 27 de setembro, um mês depois de as potências europeias ativarem o mecanismo de reversão.
Ao recorrer à pressão, os três países europeus enfraqueceram seu próprio papel diplomático, afirmou ele.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Irã diz que está aberto a uma proposta nuclear "justa e equilibrada" dos Estados Unidos — Universo Online, 11 de outubro de 2025
- ((en)) Iran blames Western 'excessive demands’ for failed talks — Iran Intl, 11 de outubro de 2025

