Irã diz que EUA e Irã estão perto da reativação do acordo nuclear de 2015

Fonte: Wikinotícias

4 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Irã disse estar perto de um acordo para reviver o acordo nuclear de 2015, informou a agência de notícias oficial da República Islâmica do Irã. Anteriormente, Teerã havia apresentado sua mais recente proposta para resolver o impasse sobre as sanções de Washington.

A Bloomberg informou que o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abdullahyan, disse que a proposta do Irã foi encaminhada aos negociadores dos EUA por meio de mediadores europeus e agora aguarda uma resposta de Washington.

Os Estados Unidos disseram na semana passada que não estavam muito confiantes de que o acordo nuclear com o Irã seria revivido tão cedo, já que o Irã queria que Washington revertesse a decisão de 2018 do ex-presidente Donald Trump de designar a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã como uma organização terrorista estrangeira. A Guarda Revolucionária Islâmica é uma poderosa força paramilitar no Irã.

O relatório citou o ministro das Relações Exteriores do Irã dizendo em um telefonema com o secretário-geral da ONU, no domingo, que "a bola está do lado deles no momento". O ministro das Relações Exteriores do Irã também saudou um cessar-fogo de dois meses no Iêmen. Os houthis, apoiados pelo Irã, lutam contra a coalizão liderada pela Arábia Saudita desde 2015.

“Enviamos nosso conselho sobre as questões restantes para o lado dos EUA por meio de negociadores da UE, e a bola agora está do lado do campo dos EUA”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano por telefone, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores iraniano, informou a AFP.

Segundo o relatório, Guterres enfatizou a importância das negociações e expressou o desejo de que os dois lados cheguem a um acordo o mais rápido possível.

Fontes