Irã adverte que seu Exército está 'em alerta máximo' e vê 'avanços' para negociar
31 de janeiro de 2026
Nesse sábado (31), o Irã informou aos Estados Unidos e Israel que suas forças estão em "alerta máximo" após a presença de navios de guerra americanos no Golfo. No entanto, o país vê "avanços" nas negociações com os Estados Unidos.
Desde a violenta repressão a uma série de protestos no Irã, que segundo diversas ONGs resultou em milhares de mortes, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, levantou a possibilidade de um ataque militar. Amir Hatami, comandante do Exército do Irã, adotou uma postura bélica.
"Se o inimigo cometer um erro, sem dúvida colocará em risco sua própria segurança, a segurança da região e a segurança do regime sionista", afirmou Hatami, conforme relatado pela agência de notícias oficial IRNA. Além disso, afirmou que as Forças Armadas do Irã estão "plenamente" preparadas e "em estado de alerta máximo".
Em resposta às pressões de Trump, que condiciona a eliminação de um ataque ao Irã à negociação de um acordo sobre seu programa atômico, o líder islâmico reiterou que a tecnologia nuclear da república islâmica "não pode ser eliminada".
No sábado, o presidente Donald Trump declarou que o Irã estava em negociações com os Estados Unidos. Isso ocorreu enquanto o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, que também é o ministro das Relações Exteriores, se encontrava com Ali Larijani, o chefe de segurança iraniano, em Teerã. O objetivo da reunião era "reduzir as tensões na região", conforme informou o Ministério das Relações Exteriores do país.
Fontes
[editar | editar código]- ((pt)) Irã adverte que seu Exército está 'em alerta máximo' e vê 'avanços' para negociar — Universo Online, 31 de janeiro de 2026
- ((en)) Trump says Iran is ‘talking to us’ amid regional de-escalation efforts — France 24, 31 de janeiro de 2026


