Irã é principal assunto na reunião de Biden com o presidente de Israel

Fonte: Wikinotícias
Joe Biden

29 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O Irã foi o principal assunto ontem da reunião no Salão Oval entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e seu homólogo israelense.

“O Irã nunca terá uma arma nuclear sob minha supervisão”, disse Biden ao presidente israelense Reuven Rivlin.

Biden fez a declaração um dia depois de ordenar ataques aéreos contra o que as autoridades militares dos EUA descrevem como um par de instalações operacionais e de armazenamento de armas de milícias apoiadas pelo Irã na Síria e no Iraque.

Os ataques ocorreram em meio a negociações em andamento na Áustria entre o Irã e seis potências mundiais, incluindo os Estados Unidos, para tentar reviver um acordo que limita o programa nuclear iraniano.

Durante seu encontro com Rivlin, Biden defendeu sua ordem de resposta militar.

“Eu autorizei os ataques aéreos de ontem à noite contra locais usados pelos grupos milicianos apoiados pelo Irã responsáveis por recentes ataques contra militares dos EUA no Iraque”, disse ele, acrescentando que tinha autoridade sob o Artigo Dois da Constituição dos EUA.

Alguns legisladores do Partido Democrático de Biden, no entanto, ficam incomodados com essa interpretação ampla da autoridade dos poderes de guerra da Constituição, bem como com as autorizações do início do século XXI para o uso da força militar pelo presidente.

O governo Biden realizou ataques aéreos semelhantes em fevereiro.

Fonte