Saltar para o conteúdo

Invasão de drones faz Alemanha debater até mudança na Constituição

De Wikinotícias

3 de outubro de 2025

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook X WhatsApp Telegram

 

Nessa sexta (3), a Alemanha, mais recente país europeu a ser invadido por drones desconhecidos, despertou o debate de como lidar com a situação. Seja por meio de tiros ou alterando a Constituição.

No dia anterior, a presença de drones na área do aeroporto de Munique levou ao fechamento do aeroporto e ao cancelamento de 17 voos. Pelo menos 3.000 passageiros foram impedidos de embarcar. Saguões foram convertidos em dormitórios com a adição de camas de armar, cobertores e comida. Tudo isso ocorreu durante um feriado na Alemanha e nos últimos dias da Oktoberfest, evento que atrai milhões de pessoas à cidade e que neste ano enfrentou uma ameaça de bomba.

A Polícia Federal foi chamada de imediato, porém não encontrou indícios de dispositivos ou operadores. Um incidente semelhante ocorreu em uma base militar em Elsenborn, na Bélgica, na fronteira com a Alemanha, onde pelo menos 15 drones foram detectados e desapareceram também no final da noite de quinta-feira (2). "É o primeiro incidente desse tipo que temos conhecimento", afirmou um porta-voz do Ministério da Defesa.

Os acontecimentos seguem o mesmo padrão vivido por Polônia, Noruega e Dinamarca nas semanas anteriores, com caças acionados para interceptar artefatos, fechamento temporário de aeroportos, exposição de unidades militares e uma dose de provocação. Copenhague se organizava para acolher 47 líderes europeus para debater a guerra na Ucrânia e a possibilidade de construir um muro antidrones nas fronteiras do bloco com a Rússia.

Na noite passada, o tráfego aéreo no aeroporto de Munique foi interrompido por nove horas devido ao sobrevoo de drones de origem desconhecida, informou um porta-voz da Polícia Federal da Alemanha à agência de notícias France-Presse.

No dia 26 de setembro, observou-se um conjunto de drones sobre o estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, com Dinamarca, Estônia e Polônia registrando ocorrências semelhantes.

"Os voos de drones sobre infraestruturas críticas, instalações militares e transportes militares têm claramente como objetivo recolher informações e inteligência sobre essas instalações, bem como sobre os padrões de reação alemães", afirma o especialista em segurança Hans-Jakob Schindler, em comentários feitos à agência Lusa.

"Isto não representa um perigo físico imediato, mas caso haja um confronto militar, tais informações seriam muito valiosas para um adversário. Portanto, embora não seja uma ameaça física imediata, é uma ameaça a médio e longo prazo", afirma o diretor do projeto "Counter Extremism".