Inundações matam pelo menos 115 pessoas no centro da Nigéria
1 de junho de 2025
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Pelo menos 115 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após enchentes repentinas que atingiram o centro da Nigéria, e equipes de resgate ainda buscam os desaparecidos após as chuvas torrenciais, informaram autoridades na sexta-feira. Enchentes repentinas provocadas por chuvas intensas entre a noite de quarta-feira e o início da quinta-feira devastaram partes do centro da Nigéria, especialmente ao redor da cidade de Mokwa, no estado do Níger.
Os serviços de emergência relataram que pelo menos 115 corpos foram recuperados até o momento, e o número deve aumentar à medida que mais vítimas forem encontradas.
“Até o momento, recuperamos 115 corpos e espera-se que mais sejam recuperados porque a enchente veio de muito longe e arrastou pessoas para o Rio Níger”, disse Ibrahim Audu Husseini, porta-voz da Agência Estadual de Gestão de Emergências do Níger.
“A jusante, os corpos ainda estão sendo recuperados. Portanto, o número continua aumentando”, acrescentou.
Muitas pessoas continuam desaparecidas, incluindo uma família de 12 pessoas, da qual apenas quatro membros foram encontrados.
“Alguns corpos foram recuperados dos escombros de casas desabadas”, disse Husseini, observando que escavadeiras serão necessárias para recuperar os corpos presos sob os escombros.
A mídia local noticiou que milhares de moradores foram deslocados e mais de 50 crianças que frequentavam uma escola islâmica estão desaparecidas.
A Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA) classificou o desastre como uma "inundação sem precedentes".
Forças de segurança, incluindo a polícia e o exército, uniram-se à resposta à emergência.
Mokwa, localizada a quase 380 quilômetros a oeste de Abuja, é um importante centro comercial onde compradores do sul compram produtos agrícolas do norte.
As inundações evidenciaram a vulnerabilidade das comunidades que já lutam contra os efeitos das mudanças climáticas, que intensificaram tanto os períodos de seca quanto as chuvas sazonais.
O líder comunitário de Mokwa, Aliki Musa, disse à Associated Press que tais inundações são raras.
"A água é como a água espiritual que costumava vir, mas é sazonal", disse ele. "Pode vir agora (e) chegará por mais vinte anos antes de voltar."
Mais de 5.000 pessoas ficaram desabrigadas e duas grandes pontes da cidade foram destruídas, informou a Cruz Vermelha.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Flash Floods Kill at Least 115 in Central Nigeria — Tasnim News Agency, 26 de maio de 2025