Interventor do Distrito Federal entrega relatório sobre invasão dos Três Poderes

Fonte: Wikinotícias

27 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O interventor do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, concluiu um relatório sobre a invasão das sedes dos Três Poderes por golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 8.

Segundo ele, a polícia "não acionou batalhões importantes como o Bope. Não foram sequer acionados. Há falha operacional".

“A quebra da linha de contenção na altura da Alameda das Bandeiras se dá por volta de 14h43. Entre as 13h até a chegada na linha de contenção, tivemos em torno de 1h40, tempo suficiente para que fosse acionado efetivo, tropas. Mas o acionamento se deu somente às 15h, quando os três poderes já estavam invadidos”, narrou Cappelli.

No relatório, Cappelli também cita o trabalho de Anderson Torres, então secretário da segurança, que estava nos Estados Unidos durante o acontecimento. Na volta, Torres ficou em silêncio durante depoimento.

"Fica claro o impacto da posse de Anderson Torres e da instabilidade que ele gerou na SSP com nomeações e trocas. A questão aqui é de liderança, de comando. O gestor público que lidera a operação deve ter. Tudo isso faltou no dia 8, na melhor das hipóteses", concluiu.

O relatório foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Fontes