Inicia processo de beatificação de Irmã Adelaide

Fonte: Wikinotícias

26 de abril de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em 24 de abril de 2022 foi iniciado na cidade de Curionópolis, no Pará, o processo de beatificação da religiosa católica Irmã Adelaide. Após o fim das celebrações da 37ª edição da Caminhada de Irmã Adelaide, foi realizada uma missa na Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Curionópolis, conduzida pelo bispo Vital Corbellini, da Diocese de Marabá. Ao final da missa, em um ato junto ao túmulo da religiosa, Corbellini anunciou o inicio do processo de beatificação de Irmã Adelaide Molinari.

Irmã Adelaide

Natural do município de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, Adelaide Molinari nasceu em 2 de fevereiro de 1938. Associada ao carisma das religiosas da Congregação das Filhas do Amor Divino (FDC), que apregoa estar a serviço dos mais necessitados, mudou-se em 1983 para o sudeste do Pará para formar protótipos de missões populares e Comunidades Eclesiais de Base no eixo Marabá-Eldorado do Carajás-Curionópolis. Seu trabalho deu origem a inúmeras comunidades católicas na região.

Morreu após ser baleada por um pistoleiro em 14 de abril de 1985 no Terminal Rodoviário de Eldorado do Carajás enquanto aguardava um ônibus interurbano para retornar à Curionópolis. O pistoleiro tinha como alvo o delegado sindical dos trabalhadores rurais Arnaldo Dolcídio Ferreira. Adelaide conversava com Ferreira quando foi baleada. Os ideais de socorro aos mais necessitados de Adelaide eram próximos à teologia da libertação, fato que a tornava ligada à outros religiosos que atuavam na região como Padre Josimo, Dorothy Stang, Frei Henri e Jean Hébette; os dois primeiros também tiveram idêntico destino martírico ao da religiosa.

Anualmente, a partir de 1986, realiza-se Caminhada de Irmã Adelaide, uma de procissão de devoção à figura de Adelaide levada a cabo pelas comunidades religiosas de Eldorado do Carajás e Curionópolis. O túmulo de Adelaide tornou-se local de peregrinação e intercessão, e a fonte martirial ao lado de sua sepultura é considerada sagrada e milagrosa.

Processo de beatificação

O processo para tornar-se beato dá-se com a coleta de testemunhos e a comprovação de um milagre por sua intercessão. Uma vez atingida a condição de beato, procede-se o processo de canonização.

Fontes