Inglaterra: Máscaras serão obrigatórias nos transportes públicos a partir de 15 de junho

Fonte: Wikinotícias

7 de junho de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ontem, o secretário de transportes da Inglaterra, Grant Shapps, anunciou que, a partir de 15 de junho, usar máscara se tornará obrigatório ao andar de transporte público. A medida, que tenta impedir a disseminação da COVID-19, se aplicaria a pessoas que usem trens públicos, ônibus, aeronaves e entre outros.

Shapps anunciou a medida no briefing diário de coronavírus do governo do Reino Unido. Ele disse que seria "uma condição para viajar" e "máscaras cirúrgicas [...] devem ser guardadas para ambientes clínicos", o público em geral deve usar "máscaras que você pode facilmente fazer em casa".

Aqueles que violarem as diretrizes podem estar sujeitos a uma multa, além de serem impedidos de viajar. A medida vale exceto para crianças muito pequenas, pessoas deficientes ou com dificuldades respiratórias.

O secretário geral do sindicato dos condutores de trens, Mick Whelan, comentou: "Trabalhamos em estreita colaboração com o governo para garantir que as viagens [...] sejam feitas de maneira segura e controlada — mantendo o distanciamento social — para a segurança de passageiros e funcionários. As instruções para uso de máscaras impedem a disseminação do coronavírus e aliviarão as preocupações das pessoas que viajam e trabalham na rede de transporte".

O secretário geral do RMT (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, Marítimos e de Transporte), Mick Cash, disse que a medida "não está nem perto do suficiente".

A data planejada, 15 de junho, para introdução dessas medidas é a mesma para a reabertura de lojas não essenciais.

A Inglaterra seria o único país no Reino Unido a implementar essas medidas. O país de Gales não fez nenhuma recomendação sobre máscaras. A Irlanda do Norte sugeriu que as pessoas "pensem nisso" em situações que não podem aplicar o distanciamento social.

O primeiro-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon, disse que uma introdução obrigatória de máscaras pode ser "inevitável" e que ela é considerada.

Fontes