Indústria cresce 0,5% no 1º semestre e tem melhor resultado desde 2003

Fonte: Wikinotícias
Indústria de Cartaria Pieretti

Agência Brasil

1 de julho de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A produção industrial do Brasil encerrou no primeiro semestre com crescimento de cerca de 0,5%, sendo o melhor resultado para os seis primeiros meses desde a expansão de 3% no mesmo período em 2003.

Os dados de pesquisa fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil divulgada nessa terça, no município do Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mesmo com o crescimento no primeiro semestre do ano, na série livre de influências sazonais, a indústria fechou junho com crescimento de zero por cento frente a maio, após dois meses consecutivos de crescimento, período em que acumulou expansão de cerca de 2,5%.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o resultado da indústria apontou uma expansão de aproximadamente 0,5% em junho de 2017, segundo resultado positivo consecutivo, mas menos intenso do que os 4,1% referente ao mês anterior, na mesma base de comparação.

Já a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, fechou junho com queda de aproximadamente 1,9%, dando prosseguindo a redução no ritmo de queda da taxa anualizada, que vem se verificando desde junho do ano passado, quando na ocasião a retração da indústria foi de cerca de 9,7%,

A estagnação verificada de maio para junho reflete a queda em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 12 dos 24 ramos industriais que foram pesquisados.

Fontes