Incêndios florestais na Califórnia provocam quase 180.000 evacuações
9 de janeiro de 2025
Autoridades do sul da Califórnia disseram que os incêndios florestais dentro e ao redor da cidade de Los Angeles levaram à evacuação de quase 180.000 pessoas, destruíram milhares de casas e queimaram dezenas de milhares de hectares de terra.
Em uma coletiva de imprensa na quinta-feira, as autoridades da cidade e do condado de Los Angeles forneceram uma atualização sobre os incêndios e os esforços para controlá-los.
A chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, disse a repórteres que os ventos fortes que impulsionaram os incêndios se acalmaram o suficiente para permitir que os bombeiros aumentassem a contenção e permitissem que as operações aéreas fossem retomadas.
O Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia disse que está combatendo cinco incêndios florestais ativos na área de Los Angeles: os incêndios de Palisades, Eaton, Hurst, Lidia e Sunset, sendo os incêndios de Palisades e Eaton os maiores.
Em seu último relatório, o departamento disse que os incêndios queimaram mais de 11.750 hectares de terra.
O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, disse que os incêndios de Palisades, Eaton, Hurst e Lidia levaram à evacuação de quase 180.000 residentes e outros 200.000 residentes estão sob ordens de evacuação.
O chefe Crowley chamou o incêndio de Palisades sozinho de "um dos desastres naturais mais destrutivos da história de Los Angeles".
Um importante serviço nacional de classificação de crédito ecoou essa visão. Em um comunicado na quinta-feira, o serviço de crédito Morningstar-DBRS disse que estimativas preliminares mostram que os incêndios podem resultar em mais de US$ 8 bilhões em perdas de propriedade.
Citando bombeiros locais, a Morningstar-DBRS disse que os incêndios já destruíram mais de 1.100 casas e ameaçam mais de 28.000 estruturas. A organização, que monitora e avalia o risco, disse que espera que os incêndios florestais tenham um impacto adverso, mas administrável, nas seguradoras de propriedade da Califórnia.
Em um comunicado na quinta-feira, a Casa Branca disse que o presidente Joe Biden foi informado sobre o impacto mais recente dos incêndios florestais. Biden estava programado para convocar altos funcionários do governo para um briefing sobre a resposta federal completa direcionada aos incêndios florestais no final do dia.
O presidente aprovou uma declaração de emergência federal para a Califórnia liberar dinheiro e recursos federais para ajudar a combater os incêndios florestais.
A Casa Branca disse na noite de quarta-feira que o presidente cancelou uma viagem planejada à Itália para que ele possa "permanecer focado em direcionar a resposta federal completa nos próximos dias".
"Estamos preparados para fazer tudo e qualquer coisa, pelo tempo que for necessário, para conter esses incêndios e ajudar a reconstruir e garantir que voltemos ao normal. Vai ser um longo caminho", disse Biden na quarta-feira. "Vai levar tempo."
O Departamento de Defesa prometeu fornecer "pessoal e capacidades adicionais de combate a incêndios" para a Califórnia.
Os incêndios destruíram alguns dos marcos imobiliários e do showbiz mais luxuosos do mundo, instantaneamente reconhecíveis em todo o mundo. Fotos postadas nas redes sociais na quinta-feira mostram uma propriedade à beira-mar totalmente queimada. As casas de estrelas de cinema e celebridades estavam entre as consumidas pelas chamas.
Um incêndio em movimento rápido eclodiu na noite de quarta-feira em Hollywood Hills, levando a ordens para que as pessoas fugissem para um local seguro.
Os meteorologistas disseram que as condições secas e os ventos fortes propícios ao início e propagação dos incêndios devem permanecer até sexta-feira.
Rajadas de vento fortes forçaram o aterramento de aviões usados para ajudar a combater os incêndios, mas autoridades disseram na quarta-feira que os ventos diminuíram o suficiente para que essas operações fossem retomadas.
O chefe dos bombeiros de Pasadena, Chad Augustine, disse estar confiante de que as melhores condições permitirão que eles comecem a controlar o incêndio. Embora as autoridades tenham alertado sobre o potencial de incêndios florestais na área de Los Angeles, dadas as condições desta semana, as chamas foram mais extensas do que o previsto.
"O Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles estava preparado para um ou dois grandes incêndios florestais, mas não quatro, especialmente devido a esses ventos sustentados e baixas umidades", disse o chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, Anthony Marrone, na quarta-feira.
Dois mil membros da Guarda Nacional foram destacados para ajudar os bombeiros locais.
Em Pacific Palisades, o fogo saltou de uma casa para outra, empurrado por ventos com força de furacão. Na mesma área, os bombeiros disseram que os hidrantes secaram.
"Tivemos uma tremenda demanda em nosso sistema em Palisades", disse Janisse Quiñones, executiva-chefe e engenheira-chefe do Departamento de Água e Energia de Los Angeles. "Levamos o sistema ao extremo."
O pedido de água era "quatro vezes a demanda normal ... por 15 horas seguidas", acrescentou.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) VOA News. California wildfires prompt nearly 180,000 evacuations — VOA, 9 de janeiro de 2025
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |