Incêndios em Los Angeles queimam 10.000 estruturas à medida que novas chamas se espalham
10 de janeiro de 2025
Os dois maiores incêndios florestais que assolam a área de Los Angeles queimaram pelo menos 10.000 casas, prédios e outras estruturas, disseram autoridades na quinta-feira, enquanto pediam a mais pessoas que atendessem às ordens de evacuação depois que um novo incêndio começou e cresceu rapidamente.
O incêndio de Kenneth começou no final da tarde no Vale de San Fernando, a apenas 3,2 quilômetros de uma escola que servia de abrigo para evacuados do fogo e depois se mudou para o condado vizinho de Ventura à noite, informou a AP.
Poucas horas antes, as autoridades expressaram encorajamento depois que os bombeiros, auxiliados por ventos mais calmos e ajuda de equipes de fora do estado, viram os primeiros sinais de combater com sucesso os devastadores incêndios florestais da região que mataram 10 pessoas até agora.
"Esperamos que este incêndio se espalhe rapidamente devido aos ventos fortes", disse a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, ecoando a previsão que previa que os ventos se fortalecessem na noite de quinta-feira até a manhã de sexta-feira.
As ordens vieram quando as autoridades do condado de Los Angeles anunciaram que o incêndio Eaton perto de Pasadena, que começou na noite de terça-feira, queimou mais de 5.000 estruturas, um termo que inclui casas, prédios de apartamentos, empresas, dependências e veículos. A oeste, em Pacific Palisades, o maior dos incêndios na área de Los Angeles destruiu mais de 5.300 estruturas.
Todos os grandes incêndios que eclodiram esta semana na área de Los Angeles estão localizados em uma faixa de cerca de 25 milhas (40 quilômetros) ao norte do centro da cidade, espalhando uma sensação de medo e tristeza pela segunda maior cidade do país.
Dezenas de quarteirões foram reduzidos a escombros fumegantes nas cênicas Pacific Palisades. Apenas os contornos das casas e suas chaminés permaneceram. Em Malibu, fios de palmeiras enegrecidos foram tudo o que restou acima dos escombros onde antes ficavam as casas à beira-mar.
Pelo menos cinco igrejas, uma sinagoga, sete escolas, duas bibliotecas, butiques, bares, restaurantes, bancos e mercearias foram perdidos. O mesmo aconteceu com o Western Ranch House e o Topanga Ranch Motel de Will Rogers, marcos locais que datam da década de 1920. O governo ainda não divulgou números sobre o custo dos danos ou detalhes sobre quantas estruturas queimaram.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Los Angeles Fires Burn 10,000 Structures as New Blaze Spreads — Tasnim News Agency, 10 de janeiro de 2025
Conforme aviso no rodapé do portal da Tasnim, todo conteúdo pode ser usado sob uma licenca CC BY 4.0 Internacional. Confira o rodapé e a licença antes de usar o material. |