Incêndio em Hollywood Hills começa enquanto incêndios florestais mortais queimam fora de controle na área de Los Angeles
9 de janeiro de 2025
Grandes incêndios florestais queimando na área de Los Angeles encheram o ar com uma espessa nuvem de fumaça e cinzas, levando a alertas de qualidade do ar em uma vasta extensão do sul da Califórnia.
Três grandes incêndios eclodiram na terça-feira em meio a ventos perigosamente fortes, matando pelo menos cinco pessoas e destruindo mais de 1.000 estruturas. Dezenas de milhares de pessoas foram instruídas a evacuar, muitas em condições angustiantes, informou a AP.
Os incêndios queimaram as casas de várias celebridades e forçaram estrelas, incluindo Mark Hamill, Mandy Moore e James Woods, a evacuar.
Em Altadena, onde ocorreu um dos principais incêndios, a fumaça era tão espessa que uma pessoa usou uma lanterna para ver a rua. Uma nuvem escura pairava sobre o centro de Los Angeles e o ar esfumaçado e as cinzas se espalhavam muito além da cidade para as comunidades a leste e ao sul.
A fumaça de incêndios florestais aumenta pequenas partículas no ar, conhecidas como material particulado, que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas. Crianças, idosos e pessoas com doenças cardíacas e pulmonares são mais sensíveis aos efeitos.
O Dr. Puneet Gupta, diretor médico assistente do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, disse que a fumaça dos incêndios florestais é conhecida por causar ataques cardíacos e piorar a asma, e que as casas em chamas também podem liberar cianeto e dióxido de carbono. Ele disse que pacientes doentes estão aparecendo nas salas de emergência quando os hospitais já estão cheios por causa da temporada de gripe, e alguns hospitais também podem enfrentar evacuações devido aos incêndios.
"Temos vários hospitais ameaçados e, se tiverem que ser evacuados, isso pode se tornar uma crise", disse Gupta, também porta-voz do Colégio Americano de Médicos de Emergência. "Então essa é uma das coisas que temos que considerar."
O secretário de Saúde dos Estados Unidos, Xavier Becerra, levantou preocupações na quarta-feira sobre o impacto da fumaça na saúde das pessoas após os incêndios que carbonizaram grandes quantidades de vegetação e edifícios.
"Esse ar que está sendo expelido não é mais apenas o tipo de fumaça que costumávamos ver em incêndios florestais, onde era a vegetação natural que queimava", disse Becerra, ex-procurador-geral da Califórnia. "Agora você tem um monte de materiais tóxicos que estão sendo queimados e colocados no ar."
Cerca de 17 milhões de pessoas que vivem no sul da Califórnia estão cobertas por avisos de fumaça e poeira emitidos para os três incêndios florestais, de acordo com o Distrito de Gerenciamento da Qualidade do Ar da Costa Sul.
O aviso de fumaça deve durar até o final da quinta-feira. Um aviso de poeira também estava em vigor até o final da quarta-feira, já que rajadas de vento podem levantar cinzas e poeira de incêndios anteriores e piorar ainda mais as condições do ar, disse o distrito.
As piores condições foram nas proximidades dos incêndios, com algumas áreas cobertas por fumaça espessa e cinza. No leste de Los Angeles, o índice de qualidade do ar atingiu insalubres 173. A boa qualidade do ar é considerada 50 ou menos.
Mas a dezenas de quilômetros de distância, a qualidade do ar também foi considerada insalubre para grupos sensíveis, incluindo idosos e crianças pequenas. Autoridades da cidade de Long Beach, cerca de 20 milhas (32 quilômetros) ao sul de Los Angeles, alertaram os moradores para tomarem precauções devido ao ar enfumaçado, e na costa de Rancho Palos Verdes o índice de qualidade do ar mediu 108, o que é considerado insalubre para aqueles sensíveis à poluição.
Ventos do noroeste eram esperados na noite de quarta e quinta-feira para empurrar o ar das regiões onde os incêndios ainda estavam queimando em direção ao sul, nos condados de Los Angeles e Orange, e a leste, em direção ao condado de San Bernardino.
As pessoas que vivem em áreas afetadas pela fumaça de incêndios florestais devem tentar ficar em casa e manter janelas e portas fechadas para limitar sua exposição.
Eles devem evitar atividades físicas vigorosas e usar ar condicionado ou purificador de ar, e não devem usar ventiladores domésticos que aspiram o ar externo.
Para aqueles que precisam estar ao ar livre, uma máscara respiratória pode oferecer alguma proteção, de acordo com os reguladores da qualidade do ar.
Cary Elwes e Paris Hilton estão entre as estrelas que disseram na quarta-feira que perderam suas casas no incêndio de Palisade.
O bairro de Pacific Palisades é uma área de encosta ao longo da costa pontilhada de residências de celebridades e imortalizada pelos Beach Boys em seu hit dos anos 1960 "Surf in 'USA". Na pressa frenética de chegar à segurança, as estradas ficaram intransitáveis quando dezenas de pessoas abandonaram seus veículos e fugiram a pé, algumas carregando malas.
"Evacuei Malibu no último minuto", escreveu Hamill em um post no Instagram na noite de terça-feira. "Pequenos incêndios em ambos os lados da estrada quando nos aproximamos (da Pacific Coast Highway".)
Menos de 72 horas antes, as estrelas de maior potência de Hollywood se reuniram para andar no tapete vermelho do Globo de Ouro, o primeiro grande evento da exuberante e, para muitos, triunfante temporada de premiações. A folia da temporada de premiações também foi rapidamente apagada: estreias de candidatos como "Better Man" e "The Last Showgirl" foram canceladas, as indicações ao Screen Actors Guild Awards foram anunciadas por meio de comunicado à imprensa em vez de em um evento ao vivo e eventos de fim de semana como o AFI Awards foram preventivamente cancelados.
As indicações ao Oscar também estão sendo adiadas em dois dias, para 19 de janeiro, e a academia de cinema estendeu a janela de votação para acomodar os membros afetados pelos incêndios.
Elwes, a estrela de "A Princesa Prometida" e vários outros filmes, escreveu no Instagram na quarta-feira que sua família estava segura, mas sua casa havia queimado no incêndio da costa de Palisades. "Infelizmente, perdemos nossa casa, mas somos gratos por ter sobrevivido a este incêndio verdadeiramente devastador", escreveu Elwes.
Hilton postou um videoclipe de notícias no Instagram e disse que incluía imagens de sua casa destruída em Malibu. "Esta casa foi onde construímos tantas memórias preciosas. É onde Phoenix deu seus primeiros passos e onde sonhamos em construir uma vida inteira de memórias com Londres", disse ela, referindo-se a seus filhos pequenos.
"A devastação é inimaginável. Saber que tantos estão acordando hoje sem o lugar que chamavam de lar é realmente de partir o coração", escreveu ela.
Estruturas e veículos queimados estão em ruínas depois que incêndios florestais alimentados por ventos fortes varreram o sul da Califórnia. (REUTERS)
Jamie Lee Curtis disse na quarta-feira no Instagram que sua família está segura, mas ela sugeriu que seu bairro e possivelmente sua casa estão pegando fogo. Ela disse que muitos de seus amigos perderam suas casas.
"É uma situação aterrorizante e sou grato aos bombeiros e a todos os bons samaritanos que estão ajudando as pessoas a sair do caminho do incêndio."
Outras estrelas que têm casas na área incluem Adam Sandler, Ben Affleck, Tom Hanks e Steven Spielberg.
Muitos estão aguardando informações sobre se suas casas sobreviveram às chamas.
Mandy Moore disse que sua família também foi evacuada e, desde então, tentou proteger seus filhos da "imensa tristeza e preocupação" que ela sente atualmente.
"Tão arrasada pela destruição e perda", ela postou em sua história no Instagram. "Não sei se o nosso lugar conseguiu."
Woods postou imagens na terça-feira de chamas queimando arbustos e palmeiras em uma colina perto de sua casa. As imponentes chamas laranja ondulavam entre os pátios paisagísticos entre as casas.
"Parado na minha garagem, me preparando para evacuar", disse Woods no pequeno vídeo em X. Mais tarde, ele confirmou que havia evacuado e acrescentou: "Isso testa sua alma, perder tudo de uma vez, devo dizer".
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Hollywood Hills Fire Breaks Out As Deadly Wildfires Burn Out of Control across Los Angeles Area — Tasnim News Agency, 9 de janeiro de 2025
Conforme aviso no rodapé do portal da Tasnim, todo conteúdo pode ser usado sob uma licenca CC BY 4.0 Internacional. Confira o rodapé e a licença antes de usar o material. |