Imprensa brasileira é contra armamento, disse ouvidor da Folha de S. Paulo

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 22 de outubro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Marcelo Beraba, ombudsman (ouvidor) do jornal Folha de S. Paulo disse durante a edição televisiva de O Observatório da Imprensa, dia 11 de outubro, que "a imprensa é pelo SIM, só que isso é escamoteado".

Domingo, 23 de outubro, será realizado o referendo sobre a comercialização de armas de fogo no Brasil. A pergunta "você é a favor da proibição do comércio de armas e munição no Brasil?" deverá ser respondida pelos eleitores brasileiros.

Para o omudsman da Folha a maioria da imprensa brasileira é a favor da proibição do comércio de armas no Brasil (a opção SIM do referendo), ainda que procure não demonstrar isso. No programa que foi ao ar pela Rede Pública de TV, Beraba disse: "A primeira coisa a se pensar é que a mídia em geral vem fazendo a campanha pelo sim há muito tempo. A campanha para desarmar a população está ligada hoje à questão do plebiscito, do referendo, então não é uma campanha que tenha começado agora. A imprensa está majoritariamente pró-sim".

Marcelo Beraba criticou a cobertura feita pelo próprio jornal em que trabalha, a Folha de S. Paulo: "No caso da Folha de S. Paulo, ela é nitidamente pelo sim, declarou isso não só nesse editorial como em outros dois anteriores. Ela faz um esforço que eu acredito que seja verdadeiro para manter um equilíbrio nessa cobertura, mas eu acho que há uma simpatia pelo sim que aparece na cobertura, no equilíbrio das pessoas que estão sendo ouvidas pela reportagem".

Alberto Dines, do Observatório, escreveu que "são graves as constatações do ouvidor da Folha de S.Paulo", em seu artigo: "A imprensa não está muito bem na fita", publicado na edição online de O Observatório da Imprensa.

Dines criticou num artigo anterior uma matéria da revista Veja sobre o referendo, que em sua opinião foi "um clássico do jornalismo panfletário, capaz de convencer alguns indecisos por algum tempo e confundir outros para sempre". Na matéria em questão, a revista Veja datada de 5 de Outrubro de 2005 publicamente assumiu a defesa do NÃO com a reportagem de capa: "Sete razões para votar NÃO".

Dines evitou voltar à discussão sobre a Veja e disse que "o que interessa é a terrível conclusão dessas colocações do ouvidor da Folha: nossa imprensa não é confiável".

Ver também

Fontes