Ilha de Zanzibar, na Tanzânia, ajuda ucranianos presos pela invasão da Rússia

Fonte: Wikinotícias

2 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades da ilha semi-autônoma de Zanzibar, na Tanzânia, estão ajudando pelo menos 900 turistas ucranianos que ficaram retidos após a invasão russa da Ucrânia.

O presidente de Zanzibar, Hussein Mwinyi, disse na segunda-feira que estava ajudando cerca de 900 ucranianos que estavam lá de férias quando a Rússia invadiu seu país na semana passada.

As autoridades disseram que os ucranianos não podem voltar para casa com segurança, mas não podem ficar na ilha da Tanzânia, pois a mídia local informou que está ficando sem dinheiro.

Em comentários enviados à imprensa, Mwinyi disse que eles iniciaram conversas com donos de hotéis sobre como eles podem ajudar essas pessoas. Ele disse que eles ajudarão os ucranianos até que seu governo esteja pronto para ajudá-los.

As autoridades disseram que estão se comunicando com a embaixada da Ucrânia no vizinho Quênia para tentar evacuar os turistas para o vizinho da Ucrânia, a Polônia.

Funcionários da embaixada ucraniana no Quênia disseram: “Zanzibar é um destino turístico bastante popular para os cidadãos ucranianos, então ficou claro que haveria um problema. Entramos em contato com os operadores turísticos que enviaram os turistas para Zanzibar. temos cerca de 1.000 pessoas - entramos em contato com Zanzibar para ver as possíveis medidas e possíveis maneiras de como o governo da Tanzânia pode cooperar com os Zanzibar para proteger nossos cidadãos.”

O ministro das Relações Exteriores da Polônia disse na terça-feira que aceitou 400.000 ucranianos que fugiram por segurança desde a invasão da Rússia.

A agência da ONU para refugiados (ACNUR) disse que mais de 660 mil ucranianos fugiram da invasão nos últimos seis dias para países vizinhos.

A nação da África Oriental informou na terça-feira que o embaixador da Ucrânia no Quênia estava programado para se encontrar com os turistas retidos e autoridades de Zanzibar.

As praias de Zanzibar e a histórica Cidade de Pedra atraem cerca de meio milhão de turistas por ano e respondem por 30% da produção da ilha semiautônoma.

O Ministério do Turismo de Zanzibar diz que o país recebeu mais de 2.300 turistas ucranianos e mais de 18.000 turistas russos em 2020.

Alguns na indústria temem que a guerra da Rússia contra a Ucrânia possa ter um impacto negativo no turismo.

Theresia Cosmas é oficial de turismo na Faculdade de Gestão da Vida Selvagem Africana da Tanzânia.

Cosmas disse que os combates já afetam Zanzibar, uma vez que a renda estrangeira cairá, pois Zanzibar recebe muitos turistas de vários cantos do mundo, inclusive desses dois países.

A Tanzânia ordenou na semana passada que suas poucas centenas de cidadãos que vivem na Ucrânia deixassem o país.

A ONU disse que mais de 136 civis na Ucrânia foram mortos desde que os militares russos invadiram e começaram a atacar áreas militares e civis ucranianas.

Fontes