ITA Transportes Aéreos suspende temporariamente suas atividades e ANAC cassa seu registro

Fonte: Wikinotícias

18 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Airbus A320 nas cores da ITA
Airbus A320 nas cores da ITA

A ITA Transportes Aéreos, empresa pertencente ao Grupo Itapemirim, suspendeu temporariamente no início da noite desta sexta-feira suas atividades para uma “reestruturação interna”, porém sem dar muitos detalhes sobre a decisão. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu o Certificado de Operador Aéreo da ITA poucas horas depois.

Por consequência, uma paralisação aconteceu inicialmente nos aeroportos de Guarulhos e Confins.

Muitos destes funcionários não receberam a segunda parte do salário referente ao mês de novembro, pelo fato da Itapemirim não ter repassado o valor do contrato para a WFS Orbital.

Até 31 de dezembro, a empresa tem 514 voos agendados. Em nota, a ITA informou que tentou contato com os clientes, "mas em muitos casos não foi possível avisar os passageiros com antecedência". Nas redes sociais, passageiros relataram que o sistema de check-in da companhia saiu do ar nesta sexta-feira e que conseguiram contato com a empresa por telefone.

O Grupo Itapemirim informa também que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente.”

Segundo o Aeroin (portal especializado em notícias do mundo da aviação) dívidas com fornecedores, atraso de salários e de depósitos do FGTS, atraso do vale-refeição e suspensão do plano de saúde culminaram para o aumento da crise na empresa, com o estopim de uma terceirizada chamada WFS Orbital rescindir o contrato de serviços para com a companhia.

Segundo o portal Diário do Transporte, (portal especializado em notícias de veículos terrestres), as dívidas do Grupo Itapemirim, que está em recuperação judicial desde 2016 alcançam os R$ 2 bilhões.

Fontes