IBOPE divulga pesquisa realizada entre 25 e 26 de Setembro para as Eleições Presidenciais do Brasil de 2006

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 28 de setembro de 2006

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Jornal Nacional divulgou nesta quarta-feira (27) a última sondagem feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) para a próxima Eleição Presidencial agendada para outubro deste ano.

O IBOPE pesquisou 3010 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro poucos dias após ter sido divulgado o escândalo do dossiê em que foram envolvidos auxiliares de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva e Aloizio Mercadante.

Nesta sondagem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 48% dos votos, Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu 32%, Heloísa Helena (PSOL) 8% e Cristovam Buarque (PDT) 2%. Ana Maria Rangel (PRP) ficou com 1% e José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Costa Pimenta (PCO) receberam menos de 1%. Branco e Nulos somaram 4% dos votos e 5% dos entrevistado disseram não saber em quem votar ou não opinaram.

Considerando apenas os votos válidos da pesquisa estimulada, Lula fica com 53% e Geraldo Alckmin, com 35%. Assim, Lula venceria logo no primeiro turno.

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, onde Lula aparece com 52% dos votos e Alckmin, com 40%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo 19547 /2006 e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Fontes