Hungria fecha a fronteira com a Croácia e Eslovénia reforça controle

Fonte: Wikinotícias

17 de outubro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Depois de fechar a fronteira com a Hungria, Zagreb anunciou que os refugiados e os migrantes são desviadas para a Eslovénia a reforçar os controlos nas fronteiras e estabelecer pontos de acesso para os refugiados, a fim de controlar sua ingestão. O governo esloveno hoje deve anunciar detalhes do acordo operacional com a parte croata do trânsito de migrantes e refugiados.

A Eslovénia foi o controle amplificador ontem verde da fronteira croata enviando equipes policiais adicionais e apoio logístico fornecido à polícia e exército.

Em delegacias de Novo Mesto, Maribor e Murska Sobota onde eles poderiam esperar a chegada de ondas de migrantes, esta manhã declarou que não há situação pacificamente dos migrantes, afirmou agência de notícias Hina.

O diário Ljubljana Dnevnik afirma hoje que o trânsito de refugiados da fronteira croata para a Áustria para se envolver e ferrovias eslovena que foram suspensas última noite de tráfego croata, para evitar a chegada incontrolada de migrantes.

O ministro do Interior croata, Ranko Ostojic disse que Zagreb mudou para o Plano C, o que significa que o "corredor voltando-se para a Eslovénia", como milhares de refugiados que entra diariamente na Croácia.

"Dada a informação sobre o encerramento da fronteira húngara, bem como o encerramento de aceitar as pessoas que estavam em trânsito para a Hungria, Corredor voltando-se para a Eslovénia", disse Ostojic. Ele acrescentou que o lado esloveno não há acordo sobre o Plano C, mas que "enquanto a Alemanha e a Áustria receber migrantes, os eslovenos apreciar a admissão de pessoas que seriam capturados na Croácia em direção a Schengen."

Quase 180 mil refugiados foram admitidos na Croácia, no mês passado, e quase todos foram transferidos para a Hungria, onde eles fizeram o seu caminho para o Ocidente, e apenas um punhado chegou à fronteira croata com a Eslovénia.

Ostojic explicou que os migrantes são transportados por trem de Tovarnik para Čakovec, e de lá de ônibus para a fronteira Macelj e Mursko Središče, mas agora a 300 pessoas dirigidas a Macelj, 300 na estrada que cruza Mursko Središče, e 1200 na estrada de ferro que cruza Mursko Sredisce.

Ele lembrou que a Eslovénia já manifestou disponibilidade para trânsito pode receber até 8.000 pessoas, o que é mais do que tem a Croácia.

"Vamos continuar com os acordos em andamento com o lado esloveno, e ninguém pode pensar que os verdadeiros problemas para ninguém", disse Ostojic, acrescentando que é uma "onda que não pára" migrante e que deve ser abordada na fronteira turca-grega.

Hungria fronteira com a Croácia fechado esta noite a partir de meia-noite, e os húngaros polícia disse que o fechamento da fronteira só se aplica aos migrantes sem documentação adequada, enquanto o tráfego regular, através de postos fronteiriços legais ter lugar sem impedimentos.

Segundo o relatório, o ministro de Negócios Estrangeiros Peter Sijarto disse que espera fechar a fronteira húngara com a Croácia a um mínimo para reduzir o número de imigrantes ilegais, como foi o caso com a fronteira com a Sérvia, que foi fechada há um mês.

Ele acrescentou que esperava que isso vai reduzir a pressão para a Áustria e a Alemanha, Áustria e terá que fechar sua fronteira com a Hungria.

"A fronteira verde está fechado, você ainda pode legalmente cruzar a fronteira em busca de asilo", disse o porta-voz à AFP do governo húngaro Zoltan Kovacs.

Hoje à noite, quarenta minutos após a meia-noite, soldados húngaros são esticados arame farpado através da fronteira informal cruzamento de Croata para a Hungria com Bots como eles passaram através do cruzamento e os últimos refugiados que chegaram de trem de Tovarnik. Nesse lugar há membros do exército húngaro dos quais estão em pleno funcionamento militar.

Fontes