Honduras e ONU concordam em restabelecer comissão anticorrupção

Fonte: Wikinotícias

16 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A presidente de Honduras, Xiomara Castro, assinou um acordo conjunto com as Nações Unidas na quinta-feira para orientar o combate à corrupção

"Como presidente de Honduras, juntamente com o secretário da ONU, Antonio Guterres, vamos instalar o CICIH independente e justo. Chegamos a acordos para a seleção de especialistas internacionais para investigar as redes de corrupção público-privadas de alto impacto que saquearam o país," disse em um tweet.

O Observatório da Transparência Internacional coloca Honduras na posição 157 entre 180 países examinados em termos de corrupção e impunidade.

Chamado de Missão Internacional contra a Corrupção e a Impunidade (CICIH), o mecanismo é o segundo do gênero instalado em Honduras após a saída da anterior missão anticorrupção da OEA que deixou o país em 2020.

O acordo foi elogiado pela embaixadora dos Estados Unidos em Honduras, Laura Dogu, que classificou a medida como "um primeiro passo muito importante e histórico".

A missão anterior foi estabelecida em 2016 e sua eficácia ajudou inclusive a desvendar casos criminais relacionados ao meio ambiente do então presidente Juan Orlando Hernández, que no final de seu mandato foi extraditado para os Estados Unidos sob acusações do narcotráfico.

Os acordos de hoje foram assinados em Nova York na presença do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e do subsecretário da ONU, Miroslav Jenca.

Fontes[editar | editar código-fonte]